CORPO DE BOMBEIROS MARCA PRESENÇA NA INSTALAÇÃO DO TERPAZ NA TERRA FIRME
Publicado: 29 de agosto de 2019 - Hora: 15:07

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CORPO DE BOMBEIROS MARCA PRESENÇA NA...
CORPO DE BOMBEIROS MARCA PRESENÇA NA INSTALAÇÃO DO TERPAZ NA TERRA FIRME

 

Na manhã desta quarta-feira (28), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará participou do lançamento do Programa TerPaz (Território Pela Paz), no Centro Comunitário São Guido Confort, às margens do Tucunduba, no bairro da Terra Firme em Belém. As ações socioeducativas oferecidas por meio do Programa implantado pelo Governo do Estado, através da mobilização de vários órgãos, tem como objetivo levar obras e serviços que contribuam para a redução da vulnerabilidade social e ajudar na prevenção da violência.

Ao som do hino nacional tocado pela banda de música do CBMPA, foi dado início à cerimônia de instalação do TerPaz no bairro, um dos locais que mais carecem das ações do Estado nas áreas de segurança, saneamento, educação e cultura. Em seguida, ocorreram demonstrações de primeiros socorros e prevenção de acidentes para a população no estande dos Bombeiros. Segundo o Tenente Coronel Benjó, representante do Corpo de Bombeiros no Projeto “este é o principal programa de governo na área de segurança pública e inclusão social. O nosso trabalho é estreitar os laços da Instituição e da Defesa Civil com a comunidade local, levando dicas de prevenção e fortalecendo esse sentimento de cidadania”. 

O papel da Corporação nessas atividade dispõe uma função preventiva. A região possui várias casas de madeira, apresentando números alarmantes de ocorrências de incêndios residenciais. Portanto, essas atividades levarão ao morador informações de consciência e segurança na prevenção de acidentes. No evento, os militares orientaram a comunidade com primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos. A população também teve a oportunidade de conhecer os equipamentos usados nas ocorrências de resgates, salvamentos e incêndios. A ação também contou com a presença dos alunos do Programa Escola da Vida do Bairro da Cremação. 

Além disso os Bombeiros realizaram incursões nas ruas da comunidade para orientar moradores e comerciantes a respeitos dos cuidados para evitar incêndios, vazamentos de gás e acidentes domésticos. Histórias de pessoas que já sofreram alguma vez com algum desses incidentes não faltaram. Na casa da Suanne Cristina, já houve casos de sobrinhos que passaram pelo susto de engasgo, machucados graves e até seu filho de três anos sofreu recentemente uma queimadura leve. “Eu não sabia o que fazer na hora. Então é fundamental que a gente tenha essa orientação no dia a dia” afirmou a dona de casa, enquanto recebia dicas dos bombeiros sobre como proceder em situações como essa.

A partir de agora, as ações do Corpo de Bombeiros no TerPaz-Terra Firme seguirão ocorrendo em outros eventos na região, para dar prosseguimento aos objetivos do Programa para o bairro. 

ASCOM CBMPA

Skip to content