Corpo de Bombeiros forma novos Oficiais.
Publicado: 17 de abril de 2017 - Hora: 14:08

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Corpo de Bombeiros forma novos Oficiais.

   

“O curso foi muito difícil. A turma se dedicou muito aos estudos e para mim foi uma grata surpresa conquistar a primeira colocação. Chegar ao oficialato é uma meta para os praças desde o momento em que entram na corporação. Agora, 43 militares conseguiram realizar esse sonho”, destacou a formanda Francisca do Couto Lima Ribeiro, há 22 anos e seis meses no Corpo de Bombeiros Militar do Pará, primeira colocada e única militar feminina a participar do curso.

   

A cerimônia de formatura do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO/2016) foi realizada na manhã desta sexta-feira (20), no pátio do Quartel do Comando Geral do CBMPA, em Belém. A turma, nomeada “24 de Novembro de 1882”, teve como paraninfo o coronel Zanelli Antônio Melo Nascimento e como patrono o tenente Dias. O curso foi realizado na Academia de Bombeiro Militar do Pará “Cap BM Antônio Veríssimo Ivo de Abreu”, localizada no município de Marituba, no período de 9 de agosto de 2016 a 6 de janeiro de 2017.

   

Composta exclusivamente por militares do CBMPA, fato que a diferencia das demais, integradas por bombeiros e policiais militares, a turma do Curso de Habilitação de Oficiais reuniu 43 alunos. O curso foi voltado aos militares de graduação de 2º Sargentos; 1º Sargentos e Subtenentes, selecionados por meio de processo seletivo interno, e somou uma carga de 700 horas/aula. A formação habilita os bombeiros militares para o exercício da função de oficiais dos quadros da administração e especialista músico.

   

Durante o evento foram entregues capacetes de salvamento aos três primeiros colocados. Também houve a entrega das espadas aos 2º Tenentes do CBMPA e a oposição das platinas do oficialato aos novos oficiais dos quadros Administrativo e Especialista. Ainda houve o tradicional “fora de forma”, momento que os formandos arremessaram o quepe para cima, simbolizando o fim do curso.

A solenidade contou com a presença do secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen; do comandante geral do CBMPA, coronel Zanelli Antônio Melo Nascimento; e do subcomandante geral, coronel Augusto Lima, entre outras autoridades militares e civis, assim como familiares dos formandos.

Texto: Soldado Roclane Damasceno

Fotos: Sargento Carlos Cesar

Skip to content