CORPO DE BOMBEIROS ATUA EM AÇÃO DE IMPLANTAÇÃO DO TERPAZ NO BAIRRO JURUNAS
Publicado: 17 de outubro de 2019 - Hora: 15:01

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CORPO DE BOMBEIROS ATUA EM AÇÃO...
CORPO DE BOMBEIROS ATUA EM AÇÃO DE IMPLANTAÇÃO DO TERPAZ NO BAIRRO JURUNAS

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará atuou na manhã desta quarta-feira (16), na ação de inauguração do Programa “Território Pela Paz” no bairro do Jurunas, em Belém. Este é o último de sete bairros da capital e região metropolitana, eleitos para receber as ações do TerPaz para o combate da violência, carências e vulnerabilidades. 

 Em frente à sede do Grêmio Recreativo Jurunense Rancho “Não Posso me Amofiná”, uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade, o Corpo de Bombeiros, demais forças de segurança pública, autoridades e representantes de secretarias do governo, reuniram-se para dar início às atividades do Programa. O Rancho é um ponto emblemático e histórico do bairro, pois é referência de fomento à cultura e à arte com projetos sociais que fazem a diferença no contexto diário da população. Para sintonizar com o cenário, houve ainda músicas com a Banda de Música do CBMPA, e a apresentação do Samba Enredo com o qual a Escola venceu o carnaval de 2019.

Na primeira fase de operações do TerPaz, o Choque Operacional, os órgãos do Sistema Estadual de Segurança pública e Defesa Social (Sieds) são responsáveis por algumas das ações que preparam a comunidade para a implantação em longo prazo dos futuros trabalhos do eixo social. Em seguida, serão realizados trabalhos como o “Bombeiro na Escola”, levando orientações pedagógicas e preventivas contra incêndios e emergências à população. Segundo o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Pará, Coronel Hayman Souza, o, “O Corpo de Bombeiros é fundamental para o Programa porque o TerPaz tem o objetivo de propiciar à população do entorno do Jurunas, uma melhor qualidade de vida, promovendo mais segurança e serviços que nem sempre chegam até essas pessoas. Então, nesse sentido, o Corpo de Bombeiros é uma peça chave no Sistema de Segurança Pública do Estado do Pará.” Além disso, as Unidades Bombeiro Militar que atendem essas áreas periféricas desenvolvem um papel fundamental no êxito de trabalhos de prevenção. “O 1º Grupamento Bombeiro Militar, por exemplo, que atende também essa área do Jurunas, tem uma importância muito grande para a sociedade deste bairro, tendo em vista que o objetivo do TerPaz é de integrar os órgãos do Sistema de Segurança Pública como o Corpo de Bombeiros à comunidade e mostrar que segurança não é simplesmente repressão, e sim para produzir paz para a sociedade”, acrescentou o Comandante Geral.

A atuação do Corpo de Bombeiros no evento incluiu a visita de crianças e outros moradores do bairro ao estande da Corporação, que curiosos em saber mais sobre as atividades dos militares, receberam várias instruções e orientações de primeiros socorros. De acordo com o Tenente Coronel Helton Morais, Comandante do 1º GBM localizado no bairro Cremação, e Coordenador em Exercício do TerPaz, “As ações do Choque Operacional para o Corpo de Bombeiros são de grande relevância pela presença das crianças, que tem uma certa sinergia, uma imantação com a imagem lúdica do bombeiro. Para nós, é muito interessante isso, porque levar boas informações sobre a nossa profissão e estimular que pelo estudo você pode conseguir ser um Bombeiro Militar, um servidor público de carreira, é muito interessante, e na nossa visão, é a melhor forma de se prevenir a criminalidade”. Além disso, sobre os princípios que norteiam o Programa e as ações dos bombeiros, o Coronel destaca que “o propósito do Corpo de Bombeiros no TerPaz é estimular uma cultura de prevenção contra incêndios e emergências, pois as pessoas tendo conhecimento de como agir em um incidente, podem prevenir mais vidas, patrimônio e meio ambiente, que é a missão do Corpo de Bombeiros. Então o intuito é dar oportunidade à população mais carente e fomentar oportunidades com políticas socioinclusivas”  

Houve ainda a visita dos Bombeiros às casas e estabelecimentos da área para dar instruções de prevenção de incêndios e acidentes, como: verificação da validade de mangueiras de botijão de gás, utilização correta de tomadas e aparelhos elétricos, instalações elétricas expostas, cuidados com produtos químicos, entre outras. Ricardo Almeida, morador do bairro, afirma que “essas orientações são muito importantes, porque às vezes a gente não sabe o que fazer em ocasiões de risco. E é importante esse olhar do Governo, e da Defesa Civil também através do Corpo de Bombeiros, haja vista que essa é uma área de muitas construções irregulares por exemplo, e esse trabalho ajuda evitar muitas situações de acidentes ou tragédias que possam ocorrer”. 

Ao todo, aproximadamente 690 pessoas foram alcançadas por esta ação, entre 106 casas e 11 estabelecimentos comerciais, que receberam a visita do Corpo de Bombeiros e as abordagens nas ruas para entrega de informativos, além do estande por onde passaram mais de 200 visitantes. 

A próxima fase será de ações que contam com a atuação dos bombeiros no bairro para continuar promovendo a cultura de paz e de prevenção de acidentes, incêndios e emergências para os Territórios. 

 

ASCOM CBMPA

TEXTO: Victor Melo

FOTOS: SubTenente Washington; Victor Melo

Skip to content