Corpo de Bombeiros alerta para avaliações em imóveis no estado do Pará
Publicado: 30 de outubro de 2019 - Hora: 12:23

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. Corpo de Bombeiros alerta para avaliações...
Corpo de Bombeiros alerta para avaliações em imóveis no estado do Pará

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará alerta a população sobre fiscalização em imóveis. A Diretoria de Serviços Técnicos (DST) do CBMPA é responsável pelos serviços de avaliações em imóveis e obras conjuntamente com o Centro de Atividades Técnicas (CAT). O Major Pablo, subdiretor do Serviços Técnicos do CBMPA, na manhã desta quarta-feira (30), alerta sobre a importância dos serviços de fiscalizações prestados à sociedade paraense, pois ao perceber o risco de forma antecipada, é possível se adotar medidas de prevenção mitigadoras que salvam vidas. 

De acordo com o Major Pablo, 728 avaliações emergenciais em imóveis foram feitas no período de janeiro a setembro do corrente ano. Contudo, as chamadas para esse serviço foram diminuídas em relação aos anos anteriores, o que torna preocupante. Diante disso, além de incentivar a população a ser partícipe em chamar o serviço de fiscalização, a DST traça metas para prevenir desabamentos ou outros sinistros, como riscos de incêndios e falta de sinalização de saídas de emergências.

“A nossa estimativa até o final deste ano, é atingir cerca de 1000 avaliações emergenciais em edificações” disse o Major Pablo.

 

Dúvidas relativas ao Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico do CBMPA:

  1. O que é a Atividade Técnica do Corpo de Bombeiros Militar?

É a atividade relacionada com as normas de segurança contra incêndio, análises de projetos de incêndio, vistorias técnicas nas edificações, concessão de AVCB e principalmente a atividade que trabalha diretamente com a área de prevenção contra incêndio e pânico na sociedade.

  1. Qual a importância de se regularizar no Corpo de Bombeiros Militar?

O Corpo de Bombeiros Militar possui especialistas na área técnica que analisam e vistoriam as edificações quanto a prevenção de um incêndio. No momento que uma edificação é regularizada, entende-se que a mesma teve participação do Corpo de Bombeiros e através de uma vistoria foi avaliada as condições de segurança dessa edificação quanto a principalmente: – Abandono facilitado e seguro de um prédio em chamas; Dificuldade da propagação do fogo e da fumaça dentro da edificação; Existência de equipamentos de Combate a princípio de incêndio; e muitas outras avaliações.

  1. O que é AVCB (Auto de vistoria do Corpo de Bombeiros)?

É o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar que comprova que a edificação possui o sistema de segurança contra incêndio e pânico (equipamentos de combate a incêndio, facilidade de acesso pelos bombeiros, saídas de emergência e outros) no momento do auto de vistoria do Corpo de Bombeiros.

  1. Quem é obrigado a ter o AVCB?

Todas as edificações existentes ou a construir necessitam de regularização no Corpo de Bombeiros, apenas as residências unifamiliares não são obrigadas a ter o AVCB.

 

ASCOM CBMPA

TEXTO: Major Gabriela, Igor Luz

Skip to content