CONQUISTA DO UNIFORME CFP BM 2023
Publicado: 19 de maio de 2023 - Hora: 10:46

5. CONQUISTA DO UNIFORME CFP BM 2023
CONQUISTA DO UNIFORME CFP BM 2023

Na madrugada da última quinta-feira (18), aconteceu a Solenidade de Conquista do Uniforme, ato tradicional de reconhecimento pessoal e profissional, que marca a formação de bombeiros militares. Os alunos do Curso de Formação de Praças Bombeiro Militar 2023 (CFPBM) marcharam do Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização, localizado em Marituba, até o Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), localizado na Avenida Júlio César. A conquista do Uniforme de Prontidão (Uniforme 4° A), simboliza a “troca de pele” dos alunos, efetivando a obtenção dos conhecimentos essenciais na prática da profissão. Os 18 km caminhados foram marcados por muita emoção. Os calouros cantaram e bradaram seu orgulho pelo reconhecimento e concretização de uma nova conquista em suas carreiras militares. Com a formação de aprendizados práticos, técnicos, operacionais e teóricos, os alunos estão aptos a atuarem nas unidades do Corpo de Bombeiros Militar.

A tropa chegou ao pátio de formatura entoando o hino do Soldado Fogo, e foi apresentada pelo 2° Tenente QOBM Pedro Emilio Castelo Branco de Alencar França, coordenador geral do Curso de Formação de Praças Bombeiro Militar 2023, ao Tenente Coronel QOBM Thiago Santhiaelle de Carvalho, comandante do Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização “Maj QOBM Henrique Rubim”. O Tenente Alencar expôs sua satisfação em fazer parte da formação dos novos alunos:

“A solenidade simboliza o término de uma fase de adaptação à vida do bombeiro militar, e início da fase de adestramento, onde os alunos passarão a compor guarnições de serviço aplicando o que estão diariamente aprendendo na escola. Os alunos passaram a apresentar o exercício de atributos atinentes à profissão bombeiro militar, como vigor físico, mental e psicológico, conhecimento técnico profissional, camaradagem, espírito de corpo, resiliência, foco e dedicação”. Os uniformes foram entregues inicialmente aos alunos destaque pelos sargentos comandantes de cada pelotão.

Este ato marca as intensas batalhas travadas nos meses de preparação, dedicação e comprometimento que levam até a formação. Ao deixarem de vestir o uniforme 6° C (Blusa vermelha e calça jeans), os alunos são reconhecidos por todos os esforços aplicados para a conquista e avanço profissional. Com a permissão de vestirem o Uniforme de Prontidão, eles passam a representar as instituições em que irão atuar, e carregam a grande responsabilidade da nobre corporação do Corpo de Bombeiros Militar e seus principais emblemas de dignidade, compromisso, ética e moral.
Por fim, houve o tradicional banho de mangueira em homenagem aos alunos.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) parabenizam com grande alegria os novos profissionais formandos e desejam sucesso nessa nova etapa profissional.

Texto: Ascom do CBMPA.