CBMPA SE DESTACA NO “2⁰ BOMBEIRO DE AÇO”, REALIZADO EM MATO GROSSO DO SUL
Publicado: 12 de maio de 2022 - Hora: 12:32

5. CBMPA SE DESTACA NO “2⁰ BOMBEIRO...
CBMPA SE DESTACA NO “2⁰ BOMBEIRO DE AÇO”, REALIZADO EM MATO GROSSO DO SUL

Na tarde da última quarta-feira (11), a delegação do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, que participou no sábado (07) da segunda edição da competição profissional “Bombeiro de Aço” realizado na área de eventos do Parque das Nações Indígenas em Campo Grande Mato Grosso do Sul, foi recepcionada no gabinete do comandante geral da corporação em Belém.
A competição busca aprimorar a aptidão dos bombeiros militares e demonstrar ao público o rigor da profissão, além de estimular, treinar, melhorar e aperfeiçoar a execução das técnicas utilizadas no cotidiano e no condicionamento, objetivando integrar bombeiros militares de vários Estados do país.
A delegação do Pará foi chefiada e coordenada pelo Major BM Campos, responsável por selecionar e treinar os membros da equipe, composta pela Sargento BM Cristina, Cabo BM Alcântara, Soldado BM Rock e destaque à Soldado BM Carmina, que foi a grande campeã na categoria feminina, segundo ela treinamento e dedicação foram fundamentais nessa conquista. “Treinamos com todas as dificuldades, mas sempre com foco e dedicação. Engrandecemos o nosso estado quando fomos competir, voltamos ricos operacionalmente, mais humanos e esses eventos são de extrema importância para nós”. Para a 3º Sargento BM Cristina, os militares do CBMPA, são muito comprometidos com o serviço operacional: “Quando saímos do nosso Estado, percebemos o quanto somos bons, a tropa do Pará é uma tropa altamente profissional, treinamos independente de ter oportunidade de competir, precisamos do vigor físico, somos todos comprometidos e percebemos isso quando competimos fora do Pará. Estamos Preparados fisicamente para atuar, a competição em si é só um detalhe”. Quem esteve à frente chefiando e coordenando a delegação foi o Major BM Campos, que ressaltou o empenho de cada competidor: “Os competidores já vinham fazendo um trabalho de preparação bem antes e selecionei eles para representar da melhor forma a Corporação. Mérito deles e agradeço ao comando do CBMPA, por ter nos dado a oportunidade”, afirmou ele.
“Os senhores resgataram em mim a vontade de acreditar, dar o melhor pra tropa, vocês demonstraram que não precisam que ninguém os motive, são inerentes. Que tenhamos entusiasmo de fazer acontecer, apesar das intempéries, parabenizo a todos e para mim é uma honra saber que temos militares com esse entusiasmo, tentem contagiar os militares mais próximos, pois vivemos do bombeiro e para o bombeiro”, frisou o Coronel BM Jayme Benjó, Chefe do Estado Maior e Subcomandante Geral do CBMPA. Nas palavras do Coronel BM Hayman Souza, foco, determinação e organização, demonstraram a destreza de nossa tropa: ” Nós tivemos bons resultados na competição ocorrida no Mato Grosso do Sul e em nome da corporação agradeço nossa equipe, ao Major Campos que desempenhou com total dedicação sua função e fez total diferença no resultado da competição em nome da equipe, antes de começar a competição planejou nosso treinamento, verificou os dia que iríamos precisar e fez toda a parte administrativa com excelência, ressaltando que teremos outra competição fora do Estado, queremos enviar uma delegação maior para que possamos competir em todas as modalidades, se possível ”, finalizou o comandante.

Desenvolvimento das provas – Vestindo equipamento de proteção individual, o competidor simula as demandas físicas do combate a incêndio da vida real, realizando uma série de tarefas, como subir uma escadaria de um prédio, arrastando mangueiras e resgatando uma “vítima” com 80 Kg, computando tempo dentro de regras previamente estabelecidas em Edital próprio.
Toda a competição é avaliada por Fiscais de Prova que conferem as execuções e computam o tempo. O evento consagrou-se como a maior competição de Bombeiro de Aço do país tendo competidores de todo o Brasil, totalizando 86 atletas.

5ª SEÇÃO DO EMG/ASCOM CBMPA
Texto: 3º Sargento BM Barreto/VC Thalyta