CBMPA REFORÇA A PREVENÇÃO NOS BALNEÁRIOS DA PÉROLA DO TAPAJÓS DURANTE A OPERAÇÃO VERÃO 2021
Publicado: 14 de julho de 2021 - Hora: 13:30

5. CBMPA REFORÇA A PREVENÇÃO NOS BALNEÁRIOS...

Situada na confluência dos Rios Tapajós e Amazonas e localizada a cerca de 800 km da metrópole da Amazônia – a capital Belém- Santarém é conhecida poeticamente como “Pérola do Tapajós”.
O município é o terceiro mais populoso do estado, atrás somente da capital e do município de Ananindeua, sendo o principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste e o segundo maior aglomerado urbano do Pará, pertence à mesorregião do Baixo Amazonas, onde está localizada a praia de Alter do Chão, o Caribe Brasileiro, destino turístico internacionalmente conhecido que atraiu neste fim de semana, o segundo da Operação Verão, um grande fluxo de banhistas que aproveitaram o sol forte para se refrescarem nas águas tranquilas do rio Tapajós.
A região é caracterizada pelo período de seca e, atualmente, de cheia dos rios, que se prolonga por seis meses cada. Embora o nível das águas ainda esteja elevado o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, através do 4º Grupamento Bombeiro Militar (4⁰ GBM/Santarém), realizou a prevenção balneária nas estreitas faixas de areia, com militares atuando durante os finais de semana no balneário.

Segundo o Tenente-Coronel BM Francisco Júnior, Comandante do 4° GBM, os militares da unidade vêm se preparando intensamente para atuar nesta operação: “foi realizado o teste de proficiência para que os militares ficassem respaldados e alocados nas praias. Estamos com aproximadamente 30 militares, uma lancha, duas caminhonetes de apoio e um micro-ônibus para o transporte do efetivo, que atua em cinco praias, sendo três do município de Belterra e duas de Santarém ”. O Comandante ressaltou ainda a peculiaridade do município, em relação ao início do veraneio: “em virtude da cheia dos rios, no mês de julho temos poucas faixas de areia disponíveis para banho, porém no final de agosto e início de setembro as praias surgem ao longo do Rio Tapajós, período que redobramos a prevenção balneária devido ao grande fluxo de turistas de todas as partes do Brasil e do mundo, atraídos pelas belezas naturais e também para o festival do Çairé, conhecido como o ápice do nosso veraneio”, ressaltou o Comandante.
As praias de Alter do Chão, neste período de cheia, têm características próprias como alerta o Sargento BM Marcelo Quemel: “a exemplo das demais praias, que são banhadas pelas águas doces do Rio Tapajós Alter do Chão se caracteriza pelas águas limpas e cristalinas, que por si só já atrai o público; nosso foco é na prevenção, sempre atento às crianças para evitar afogamentos e também às embarcações, tanto de pequeno e médio portes. Orientamos quanto à habilitação do piloto e a atenção quanto ao uso dos itens de segurança náutica e do colete salva-vidas”. O militar chama a atenção quanto à prática da natação nestes locais: “temos uma área delimitada com bóias e sempre orientamos aos nadadores não se afastarem da margem e nadarem perpendicularmente a praia, para sua própria segurança”, informou o Comandante da prevenção do sábado (10).

No município de Belterra, distante de Santarém aproximadamente 45 Km, com acesso pela rodovia BR-163, a prevenção foi realizada nas praias de Aramanaí, Cajutuba e Pindobal, com um efetivo aproximado de 15 militares. Mesmo com uma estreita faixa de areia, os Guarda-vidas orientavam o público quanto aos cuidados a serem tomados nesta parte do Rio Tapajós, conhecida por ser a mais larga do rio. Segundo o Cabo BM Cley, Guarda-vidas na praia do Pindobal, é sempre importante buscar orientação de um Guarda-vidas antes de entrar na água: “estamos na cheia do rio, com pouca área de banho; Pindobal se caracteriza por ser uma praia de tombo, com algumas áreas que têm pedras, porém o fluxo de embarcações é uma preocupação a mais, pois ao se aproximarem da margem, acabam formando buracos, causando risco de afogamento aos banhistas. Neste sentido orientamos aos condutores de embarcações deste perigo, para evitar atracação em área próxima ao público”.

Grande parte das praias nos arredores de Alter do Chão estão localizadas às margens do grandioso Rio Tapajós, o maior responsável pela fama de algumas das mais espetaculares praias fluviais de todo o mundo. É neste cenário que o CBMPA atua de forma preventiva, levando segurança pública e desenvolvendo sua missão nesse pedaço da Amazônia.

ASCOMCBMPA