CBMPA recebe ação de saúde contra o novo CoronaVírus no município de Abaetetuba
Publicado: 29 de maio de 2020 - Hora: 09:54

5. CBMPA recebe ação de saúde contra...
CBMPA recebe ação de saúde contra o novo CoronaVírus no município de Abaetetuba

Nesta quinta-feira (28), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, através do 15° Grupamento Bombeiro Militar/ Abaetetuba, recebeu a equipe da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social – SEGUP para uma ação de saúde contra o novo CoronaVírus. O evento teve como objetivo a proteção de militares do Sistema Estadual de Segurança Pública – SIEDS dos municípios de Abaetetuba, Barcarena e Moju.

A ação foi realizada na área do quartel no período de 9h às 16h, contando com atendimentos médicos, testagens rápida (exame para procurar anticorpos produzidos pelo organismo após o contato com o vírus), dispensa de medicamentos e vacinação. “Estamos atendendo alguns municípios da nossa região para sabermos a situação do nosso efetivo, tanto do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil e outras instituições ligadas a segurança pública do nosso Estado. Fizemos um levantamento de quantos desses servidores tiveram sintomas do vírus, para que os mesmos pudessem ser atendidos hoje, minimizando as perdas de vidas que tivemos durante os meses da pandemia.” disse o Comandante do 15° GBM, Tenente-coronel QOBM Luiz Cláudio.

O Capitão QOBM Rodrigo do Vale, integrante da Diretoria de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade – DIPREV (SEGUP), enfatiza que a prevenção desses servidores é essencial para o Estado. “Essa iniciativa do SIEDS partiu de um planejamento da diretriz operacional de enfrentamento a Covid-19. Dentro dessas ações, foi estabelecido que o fluxo de atendimento médico dessa ação fortaleceria a saúde, firmando ainda mais o compromisso do Estado em cuidar dos seus.”

A equipe foi composta por 8 profissionais da saúde, sendo 1 médico e 2 técnicos de enfermagem do CBMPA; 1 médico e 1 técnico de enfermagem da Polícia Militar; 1 médico do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC) e 2 enfermeiros da Polícia Civil. No total, foram atendidos 180 agentes, sendo 147 consultas realizadas e 136 testes rápidos. A ação está prevista também para acontecer no município de Capanema no dia 02/06, que abrangerá toda a região do Caeté (Capanema, Salinópolis, Bragança, Capitão Poço, Ourém, Garrafão do Norte, São João do Pirabas, Santa Luzia e São Miguel do Guamá).

Esta foi mais uma das ações realizadas pelo governo do estado do Pará, desde o início da pandemia, para a prevenção de seus servidores contra a Covid-19. O CBMPA vem implementando em todos os seus quartéis orientações adequadas para a proteção dos militares, que estão prestando, todos os dias, serviços essenciais para a sociedade.