CBMPA REALIZA VISITA AO MUNICÍPIO DE MOJUÍ DOS CAMPOS
Publicado: 15 de maio de 2021 - Hora: 10:27

5. CBMPA REALIZA VISITA AO MUNICÍPIO DE...
CBMPA REALIZA VISITA AO MUNICÍPIO DE MOJUÍ DOS CAMPOS

Na última quinta-feira (13), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil se fez presente na cidade de Mojuí dos Campos, região oeste do estado. Representando a Corporação, o TCel QOBM Francisco Júnior, Comandante do 4⁰ Grupamento Bombeiro Militar (4⁰ GBM/Santarém), acompanhado do Sgt BM Augusto Riler e do Cb BM Tiago Carvalho, deslocaram-se ao referido município para participarem de audiência com Prefeito local, senhor Marco Antônio.
O objetivo da visita foi prestar orientação técnica ao gestor municipal na efetivação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a qual já houvera sido criada através de lei municipal afim. Na audiência, que contou ainda com as presenças da Secretária Municipal de Meio Ambiente, da Chefe de Gabinete do Prefeito e de uma equipe de engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a equipe do 4⁰ GBM expôs a importância de o município possuir uma COMPDEC efetivada, estruturada e atuante para melhor subsidiar as decisões do Chefe do Executivo local bem como prestar assistência célere e digna aos munícipes, quando acometidos por um evento adverso. A explanação demonstrou ainda a necessidade precípua de a COMPDEC agir de forma preventiva, visando mitigar ou mesmo eliminar o risco de ocorrência desses eventos e como captar recursos para, nesses momentos, haver condições de fornecer uma resposta segura e eficaz aos atingidos por eventos adversos.
Para o TCel QOBM Francisco Júnior a visita se mostrou produtiva e as expectativas são a melhores visto que “o Prefeito Marco Antônio se mostrou bastante solícito e a favor da implantação da COMPDEC, tanto que a pretensão do gestor municipal é que, antes de se fazer qualquer processo para solicitação de recursos, sejam estadual ou federal, primeiramente, se efetive a implantação da COMPDEC em seu município; diante disso, nossa intenção é designar uma equipe para, na próxima segunda-feira (17) auxiliá-lo nesse processo de efetivação.

FOTO: 4ºGBM/SANTARÉM