CBMPA REALIZA PREVENÇÃO NO PRIMEIRO FIM DE SEMANA DA SEGUNDA QUINZENA DA OPERAÇÃO VERÃO
Publicado: 19 de julho de 2020 - Hora: 19:27

5. CBMPA REALIZA PREVENÇÃO NO PRIMEIRO FIM...

Neste domingo (19), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, realizaram a prevenção nas rodovias e balneários do Estado.

Região do Baixo Tocantins:

Em Abaetetuba, o acesso à Praia de Beja, uma das mais frequentadas da região, está bloqueado pelos agentes de segurança por força do decreto municipal n° 486/2020, visando o combate à proliferação do novo coronavirus. Não há prevenção por guarda-vidas na praia. No trevo de acesso, há uma barreira sanitária com agentes de trânsito da Semutran, que vem desenvolvendo ações em conjunto com a equipe de bombeiros militares do 15° Grupamento Bombeiro Militar. Na praia, foram feitas fiscalizações em conjunto com a Polícia Militar.
Em Barcarena, houve uma grande operação conjunta dos órgãos de segurança, Defesa Civil Estadual e militares do 6° GBM. A praia está liberada para acesso, porém, no domingo, é permitida a entrada no Caripi até as 14h00.
Em Moju, o fluxo de pessoas foi intenso no balneário do Levi, onde a prevenção está sendo feita por 9 guarda-vidas do 29° GBM. Público estimado de 500 pessoas, no entanto, sem nenhum registro de ocorrência grave. Os militares repassavam aos banhistas orientações para evitar aglomerações em situações corriqueiras, como o cuidado com crianças, evitar o consumo exessivo de bebidas alcoólicas, bem como evitar a travessia ao outro lado do rio, pois conforme Informações do Sargento Otávio Vilhena, comandante da prevenção no balneário, há relatos de ataques de Poraquê, peixe elétrico de nossa região.

Região do Marajó:

Em Soure, na praia da Barra Velha, o trabalho de prevenção iníciou na via de acesso à praia com o trabalho de prevenção ao Covid 19 por médicos e enfermeiros da Unidade de Saúde do município. Foi feito aferição de temperatura e testagem rápida em banhistas que apresentavam temperatura acima de 37°C, além da higienização das mãos e descontaminacao dos veículos automobilísticos.
O fluxo de banhistas neste domingo foi intenso, pois a praia era o único lugar de Soure que foi liberado para banho.
O serviço de prevenção dos guarda-vidas no local conta com 7 militares, sendo 5 guarda-vidas, 1 socorrista e 1 condutor de viatura AR para auxílio no atendimento pré hospitalar e logística. Importante destacar a presença de 1 socorrista auxiliar, monitor do Programa Escola da Vida (PEV) do CBMPA. Além disso, por toda a extensão da praia, foi feito o uso das sinalizações por meio das bandeiras: vermelha, amarela e verde, referindo-se à área inadequada para banho, área apropriada para banho com a presença de guarda vidas, e área liberada para banho, respectivamente.
O serviço de prevenção em Soure, este ano, contou ainda com o serviço da telemática (Tecnologia da Informação) do CBMPA na instalação de frequência de rádio, efetuada antes do início da operação, possibilitando com que a comunicação com o quartel em Salvaterra facilitasse a prevenção.

Nas praias de Salvaterra, o fluxo foi intenso neste domingo, maior que o registrado sábado (18). A prevenção foi realizada pelos guarda-vidas com o apoio do Flex Boat (bote inflável), realizando patrulhamento nas praias da Barra velha, Água boa e Joanes. Não houve nenhuma ocorrência de maior relevância ou registro de óbitos.