CBMPA REALIZA PALESTRA SOBRE SAÚDE PSICOSSOCIAL NO 12º GBM/SANTA IZABEL
Publicado: 27 de fevereiro de 2020 - Hora: 17:51

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA REALIZA PALESTRA SOBRE SAÚDE PSICOSSOCIAL...
CBMPA REALIZA PALESTRA SOBRE SAÚDE PSICOSSOCIAL NO 12º GBM/SANTA IZABEL

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, realizou no dia 06 de fevereiro, no 12º Grupamento Bombeiro Militar em Santa Izabel, um palestra intitulada “Riscos Psicossociais e Autoconhecimento no Âmbito da Atividade Bombeiro Militar” ministrada pelo Major Mário Brito da Diretoria de Saúde do CBMPA, ao efetivo do quartel. 

A palestra abordou aspectos do estresse emocional vivido pelos militares na rotina de trabalho nos quartéis, provenientes muitas vezes do atendimento à determinadas ocorrências que podem ter grande impacto sobre a saúde psicológica desses trabalhadores, como o atendimento de situações de suicídio, incêndios de grande porte e acidentes violentos. Seguida por uma conversa com os militares, esse momento proporcionou aos mesmos o “momento da escuta” como indica o Major Mário Brito, em que eles relatam suas questões, dúvidas e experiências individuais, como um alívio em meio a rotina de trabalho e vida pessoal, além da quebra de estigmas que surgem quando o tema é saúde mental.

Segundo o Cabo BM Rafel, que integra o 12ºGBM, “nós lidamos com situações extremas na maior parte das ocorrências, onde envolve pedidos de socorro, desespero, sofrimento e até óbitos. E sentimos essa dor. Além do profissional bombeiro militar existe uma pessoa, que muitas vezes se sensibiliza com a situação, agindo até, como um amigo da vítima, ouvindo ou tentando amenizar a dor”, relatou o Cabo, destacando a importância desse momento que a palestra proporciona aos militares. 

 A realização faz parte da retomada de um ciclo de palestras iniciado no fim do ano passado, que teve o retorno da programação em 2020 com a campanha do “janeiro branco” e que englobam ações da Instituição para acompanhar e promover a saúde, bem estar e qualidade de vida dos integrantes de seu efetivo, especialmente no ambiente de trabalho. 

ASCOM/CBMPA

Skip to content