CBMPA REALIZA LIVE SOBRE A PREVENÇÃO DA SAÚDE MENTAL
Publicado: 9 de fevereiro de 2021 - Hora: 14:20

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA REALIZA LIVE SOBRE A PREVENÇÃO...
CBMPA REALIZA LIVE SOBRE A PREVENÇÃO DA SAÚDE MENTAL

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, através da Diretoria de Saúde do CBMPA, realizou na última sexta-feira (29), uma transmissão online em seus perfis oficiais no Instagram e Facebook, sobre o “Janeiro Branco: mês da saúde mental”. A “Live” abordou conteúdos importantes para a prevenção e entendimento psicológicos da saúde mental de militares e civis.

O evento contou com três palestrantes experientes no assunto, como o convidado do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Major PMSP Diógenes Munhoz, que falou em uma conferência online restrita a militares, sobre os tentantes suicidas, como funcionam suas mentes e quais são as melhores técnicas de atuação dos militares nessas ocorrências. Na ocasião, estavam presentes os alunos da primeira turma do “Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídios”, que ouviram relatos e ensinamentos de um especialista no assunto, que foi essencial para a capacitação deles na área.

Na live nas redes sociais, duas militares palestraram sobre os sentimentos e a importância de expressar as emoções. A Cabo BM Kelli, que foi destaque no curso de abordagem técnica, falou sobre “Empatia: ações transformadoras que salvam vidas”, ressaltou sobre a necessidade de se colocar no lugar do próximo, ainda mais nos dias de hoje, que a abordagem se tornou bem mais necessária por conta da pandemia e do isolamento social. “Ouvir o próximo e tentar entender o que ele sente é algo que ajuda muito mais do que pensamos. O olhar com empatia durante a conversa, muitas vezes não soluciona o problema, mas com certeza ameniza a dor daquela pessoa e isso é uma forma de ajudar”, ressaltou a Cabo BM kelli.

Na palestra da psicóloga do CBMPA, Major BM Danielle, foi abordado “Finitude e Saúde Mental: reflexão sobre os cuidados necessários ao lidar com a morte”, tema que é bastante válido para a corporação, pois na profissão Bombeiro Militar, o luto é inevitável, uma vez que infelizmente pode haver a perda de uma vida em ocorrência ou também de um colega de trabalho, tristezas essas que muitos agentes da segurança pública vivenciam. Segundo a Oficial, estes são fatores que podem causar danos psicológicos aos militares atuantes. “O luto deve ser falado! Por muitas vezes, uma conversa pode tirar um peso que a tristeza causa, sendo essencial para a superação. E para nós que temos que ter o controle emocional em nossa profissão, se expressar também é uma forma de pedir ajuda”.

Além do mais, a Major reforçou sobre o apoio que a Diretoria de Saúde oferece nos atendimentos psicológicos para militares e dependentes. “Estamos disponíveis para ajudar em qualquer momento difícil que nosso paciente esteja precisando. Nos procure, não deixe para o amanhã. A prevenção da saúde mental também é importante e deve ser cuidada assim como o corpo”.

Atendimento Psicossocial da Diretoria de Saúde do CBMPA:

O atendimento é feito na Polibom, no Comando Geral, através da Major BM Daniele Gomes e o Major BM Mário Brito.
As consultas podem ser agendadas através do: 98899-6551, ou presencialmente na Clínica.

Portanto, deve-se normalizar a conversa e a abordagem sobre a saúde mental, que se tornou ainda mais necessária em nossa sociedade. E esse cuidado com si mesmo e com o próximo pode salvar vidas.

ASCOM CBMPA

Skip to content