CBMPA realiza Instrução de Salvamento Veicular
Publicado: 6 de março de 2020 - Hora: 09:39

5. CBMPA realiza Instrução de Salvamento Veicular
CBMPA realiza Instrução de Salvamento Veicular

Na manhã desta quinta-feira (05), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará realizou, através do 3° Grupamento Bombeiro Militar/Ananindeua, uma instrução de resgate veicular aos militares que compõem as guarnições de socorro da Ajudância Geral do CBMPA. O evento teve como objetivo atualizar os militares nas técnicas de salvamento envolvendo veículo automotor.
Além da aula teórica ministrada pelo Subtenente C.Augusto e Cabo Alcântara (ambos do 3ª GBM), os militares puderam também aprender o conteúdo teórico e puderam aprimorar as técnicas na aula prática.

Instrução teórica: Comparação entre as técnicas antigas e as atuais, tanto de isolamento do cenário como de estabilização, acesso a vítima pelo ângulo zero e extração.

Instrução prática: Estabilização manual, estabilização primária com uso de calços e estabilização secundária com uso da ferramenta V-Strut (a solução abrangente e leve para uma estabilização rápida, segura e simples de automóveis), além de extração de vítimas.

A Coordenação da instrução foi da Aspirante a Oficial Ana Beatriz Piquet. Na ocasião, foi enfatizado o objetivo de capacitar a tropa que compõem as guarnições de socorro. “Isso é importante para que seus conhecimentos sejam atualizados de acordo com os novos estudos na área de salvamento veicular, além de incentivar o treinamento e melhorar a maneabilidade com equipamentos novos , visando uma prestação de serviços ainda mais ágil e qualificada para a sociedade”.