CBMPA REALIZA CURSO DE COMBATE A INCÊNDIO URBANO
Publicado: 2 de dezembro de 2020 - Hora: 15:17

5. CBMPA REALIZA CURSO DE COMBATE A...
CBMPA REALIZA CURSO DE COMBATE A INCÊNDIO URBANO

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está realizando o “Curso de Combate a Incêndio Urbano (CCIU)”, para a especialização de Bombeiros Militares no combate às chamas em veículos, edifícios e residências térreas. A atividade acontece no Grupamento BM de Ananindeua e capacitará 29 militares entres os dias 18 de Novembro e 04 de Dezembro.

O CBMPA frequentemente investe em equipamentos, tecnologias e capacitação da sua tropa para a melhor atuação do Bombeiro Militar. Diante disso, o CCIU tem sua matriz curricular construída com participações de bombeiros paraenses em cursos de incêndios em outras cidades do país e do exterior e assim concretiza um modelo de atuação operacional altamente técnico, estratégico e que evidencia a segurança das equipes nos cenários de incêndios. Deste modo, o curso possui diversos treinamentos operacionais intensivos, resultando em uma experiência explícita para a guarnição que atua tanto no combate às chamas quanto no salvamento das vítimas e tem uma carga horária de 180 horas, 14 disciplinas e 32 militares que atuam como instrutores e monitores.

Ao longo do curso os alunos têm aulas teóricas e práticas diariamente no 3º GBM e no Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (CFAE), ambos em Ananindeua, onde aprendem as técnicas dos atendimentos pré-hospitalares voltados para o queimado, noções de Defesa Civil, utilização do Sistema de Comando de Incidentes entre outras práticas. Além disso vivenciam nas aulas práticas através dos cenários elaborados com base em uma ocorrência de incêndio urbano real, o aperfeiçoamento da extinção do fogo de pequeno, médio e grande proporções e também no plano horizontal e vertical em edificações, bem como o uso da progressão técnica de combate à incêndios, a extinção de fogo em sítios com produtos químicos perigosos e a aplicação correta do rescaldo das chamas em incêndios no geral.

A cerimônia de abertura do CCIU aconteceu no pátio do 3° GBM no último 20/11, com a apresentação dos novos alunos e instrutores. A tropa realizou algumas atividades físicas, e em seguida uma corrida externa ao longo do quarteirão onde fica localizado o quartel. Os militares usavam o uniforme de aproximação utilizado nas atuações de combate à incêndio, tendo o objetivo de alcançar um melhor condicionamento físico.

“Hoje o curso de combate a incêndio urbano do CBMPA, se tornou um dos melhores modelos de investimento operacional da Instituição, objetivando a cultura da prevenção; e nossos profissionais são formados em 15 dias, para atuar de forma eficaz em todos os cenários característicos dos incêndios urbanos porém, a cultura da prevenção sempre será a maior ferramenta educacional que podemos oferecer a sociedade através da formação de bombeiros qualificados”, disse o Subtenente César Augusto, Coordenador do CCIU 2020.