CBMPA REALIZA AULA INAUGURAL DO CMAUT/2019
Publicado: 16 de setembro de 2019 - Hora: 21:50

5. CBMPA REALIZA AULA INAUGURAL DO CMAUT/2019
CBMPA REALIZA AULA INAUGURAL DO CMAUT/2019

Nesta sexta-feira (13), teve inicio mais uma edição do Curso de Mergulho Autônomo e de Resgate (CMAUT). A capacitação, que tem uma carga horária de 335 horas/ aula, distribuídas em 08 disciplinas, é realizada sob a coordenação do major BM Ricardo Leno Anaisse Pereira, mergulhador do CBMPA, e habilitará os militares a desempenharem atividades de mergulhador autônomo, para atuar em ocorrências de busca, resgate e salvamento aquático.
Ao todo, 29 profissionais participam da capacitação, incluindo militares da capital e interior. Entre os participantes está a soldado Carmina, ela é a primeira praça feminino do CBMPA a iniciar o curso, seguindo os passos da hoje major Daniela, atualmente no Corpo de Bombeiros do Tocantins, pioneira do CMAUT no CBMPA. “Oque me motivou a fazer o curso foi conhecer minha capacidade e meus limites, principalmente psicológico, treinar habilidades que pretendo adquirir durante o curso e fazer parte desse grupo seleto de mergulhadores, privilégio para poucos”, ressaltou a militar. Durante o treinamento os alunos participam de aulas teóricas e práticas que abordam diversos assuntos como: direitos humanos; ética e cidadania; educação física; mergulho livre; mergulho autônomo, além de instruções práticas de travessias e mergulhos, busca e resgate de pessoas com equipamento autônomo, entre outras atividades inerentes ao serviço de salvamento.
De acordo com o major Ricardo, o curso é um pré requisito para que o militar exerça a atividade de mergulho, não sendo uma disciplina ministrada nos cursos de formação. “A importancia dessa capacitação se reflete na grande demanda da capital e interior, na maioria para buscas, levando alento às famílias que recuperam os corpos de seus entes queridos”. A prática da atividade subaquática desenvolveu-se muito nos últimos tempos com o surgimento de novas tecnologias e equipamentos de ponta, proporcionando com isso mergulhos altamente seguros. Segundo o coronel BM Alexandre Costa, subcomandante geral do CBMPA, ” Temos que ter pessoas especializadas e aptas no meio aquático, importante que tenhamos o bombeiro técnico nessa área para garantir sua segurança e dar uma resposta com qualidade e sabedoria à nossa sociedade”, explicou o oficial.