CBMPA promove o Iº SEMICOM em formato de webinário
Publicado: 24 de novembro de 2020 - Hora: 15:50

5. CBMPA promove o Iº SEMICOM em...
CBMPA promove o Iº SEMICOM em formato de webinário

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil promoveu nos dias 18 e 19 de novembro, através do Estado-Maior Geral (EMG), por meio de plataforma na internet, o I Seminário de Comando de Unidades e Setores Bombeiro Militar (I SEMICOM). Nestes dois dias os Comandantes e Subcomandantes dos quartéis dos 26 municípios em que o CBMPA está sediado, os Chefes de Seções, Diretores e Presidentes de Comissões se reuniram remotamente para troca de experiência e de informações relacionadas à atividade de Comando Bombeiro Militar.

O primeiro dia teve abertura com fala do Chefe do EMG, o Cel Alexandre Costa, que trouxe reflexões sobre liderança e os desafios contemporâneos dos Oficiais que estão à frente de seus setores. Houve ainda palestras do Comando Operacional, Diretoria de Apoio Logístico, Diretoria de Finanças e Diretoria de Saúde, trazendo assuntos como: as operações do ano de 2020; as obras e reformas realizadas; formas corretas de instrução dos processos de saque de diárias e aquisição de suprimento de fundos; serviços de saúde oferecidos na Policlínica BM.

O segundo dia se desenvolveu com as exposições dos Comandos dos quartéis do 10° GBM/Redenção, 16° GBM/Canaã dos Carajás, 9° GBM/Altamira e 7° GBM/Itaituba, os quais apresentaram suas respectivas Unidades e suas estatísticas e peculiaridades. Em seguida, houve conteúdos da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) sobre o papel institucional na resposta aos desastres e figura das Divisões da Coordenadoria. Após, o Cel BM RR Alessandre palestrou sobre a importância da comunicação para o fluxo de Comando. Na sequência, a Comissão Permanente de Controle Interno (CPCI) trouxe informações sobre a responsabilidade de todos na prestação de contas dos processos. O Centro Suprimento e Manutenção de Viaturas (CSMV/MOp) apresentou aquela unidade e ressaltou os novos dispositivos previstos na NSAPO (Decreto Estadual n° 1.052/2020) referentes aos cuidados com os equipamentos e viaturas.
No encerramento do evento, houve a presença e fala do Exmº. Sr. Comandante-Geral do CBMPA e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Cel QOBM Hayman, o qual ressaltou a importância do evento, rompendo barreiras físicas no estado, para reunir os Oficiais neste fórum de troca de conhecimentos. O Comandante-Geral falou ainda da importância da conduta individual e do esforço de todos na construção de uma Corporação melhor a cada dia, sempre em busca da excelência dos serviços.

Por Maj QOBM Diniz