CBMPA PROMOVE CURSO ABORDAGEM TÉCNICA À TENTATIVA DE SUICÍDIO PARA BOMBEIROS E POLICIAIS MILITARES
Publicado: 14 de outubro de 2020 - Hora: 09:28

5. CBMPA PROMOVE CURSO ABORDAGEM TÉCNICA À...

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou na noite da última sexta-feira (9), a cerimônia de encerramento do “Curso de Abordagem Técnica à Tentativa de Suícidio 2020” direcionado para bombeiros e policiais militares. Em sua primeira edição, o curso foi realizado através da Diretoria de Ensino e Instrução (DEI) do CBMPA em parceria com Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA) e Coordenação Executiva sob responsabilidade do 1º Grupamento de Busca e Salvamento (1ºGBS), sendo dividido em módulos intensos de teoria e prática, além de contar com profissionais da área de saúde mental, como a Major BM Daniele e o Tenente PM Moura, ambos psicólogos. As aulas trouxeram técnicas e inovações na abordagem dos militares nos casos de pacientes psiquiátricos e tentantes de suicídio.

De acordo com a Tenente Coronel BM Samara Carvalho, Comandante do 1º GBS e Coordenadora do curso, foi importante essa capacitação dos militares pois teremos uma maior possibilidade de êxito nesses tipos de ocorrência. “Dependendo da complexidade do caso, há a necessidade que os órgãos se unam para ter um aparato maior e poder resolver tais ocorrências e com isto, nós preparamos este curso para aprimorar e inovar as formas de abordagens, para que possamos contribuir ainda mais em nossa missão de salvar vidas”. A integração entre os órgãos de segurança e de saúde públicas é essencial quando o assunto é investir no aprimoramento de quem atende situações dessa natureza, visando principalmente a segurança do paciente e o resgate dele com vida. Neste sentido o Major BM César Alberto conta que, “por vezes nós temos profissionais, tanto militares quanto civis, como SAMU e Guarda Municipal, e a necessidade dessa integração é fundamental para que a gente possa construir uma intervenção de sucesso”, afirmou o Major.

Em uma das aulas teóricas a palestra do Tenente PM Luna, que faz parte do Centro Integrado de Atenção Psicossocial da PM, trouxe questões da natureza do serviços dos militares nesse tipo de ocorrência, o impacto disso no trabalho deles e questões técnicas no atendimento aos pacientes. Segundo ele, “cursos e capacitações como esse, que colocam a saúde mental no centro do debate, são sempre muito bem vindos. E quanto menos essas Corporações trabalham de maneira isolada mais resultados positivos nós temos. E quanto mais fortalecidos e cientes dos aspectos desse tema, maior é o impacto disso na sociedade de modo geral”, disse o Tenente, ressaltando sua gratidão em participar do curso.
Nas aulas práticas que foram realizadas durantes três dias, os militares vivenciaram a experiência de abordagens técnicas e táticas em locais com maiores frequências de tentativas de suicídios, como em viadutos, passarelas, torres e edifícios, assim como a abordagem aos tentantes de armas brancas e explosão ambiental/automutilação, que é a maneira da auto explosão usando combustíveis em locais de vegetação. Foram colocadas possíveis situações desses casos, de modo que os militares pudessem pôr em prática tudo que foi ensinado durante o curso, com abordagem técnica como a dissuasão, a fim de convencer a desistência do tentante, e a abordagem tática para a melhor maneira de intervenção física, evitando que a vítima concretize a ação.

O encerramento do curso aconteceu no quartel do 1º GBS, e contou com as presenças do Comandante Operacional, Coronel BM Pinheiro, da Subdiretora de Ensino e Instrução, Tenente Coronel BM Alessandra e demais oficiais da Corporação. Além destes, fizeram-se presentes Policiais Militares pertencentes ao Comando de Operações Especiais (COE), da PMPA, bem como também outros oficiais da Corporação co-irmã. Durante a cerimônia foram premiados os três primeiros colocados no curso, destaques das aulas práticas e teóricas, sendo eles: 1º Lugar Cabo BM Kelli, 2º Lugar Capitão BM Nascimento e 3º Lugar 1º Tenente PM Braga.

Investir no melhoramento dos serviços e de capacitação técnica e humanização dos profissionais da Segurança Pública afeta diretamente não somente as estatísticas das Corporações, mas especialmente aquilo que é a missão primeira do Corpo de Bombeiros, a preservação da vida e a prevenção de situações de fatalidade. Esse é um ganho inestimável para quem promove a segurança e o bem-estar da população.