CBMPA Participa do II Congresso Internacional de Segurança e Defesa (2º CISD)
Publicado: 12 de novembro de 2018 - Hora: 16:23

5. CBMPA Participa do II Congresso Internacional...
CBMPA Participa do II Congresso Internacional de Segurança e Defesa (2º CISD)

O Corpo de Bombeiros do Estado do Pará, participou do II Congresso Internacional de Segurança e Defesa (2º CISD), promovido pelas Uni-CV, UFBA, UFPA, UEA, UERR, UVV e UAL.

Na oportunidade do Cabo BM Leonardo Sousa dos Santos, Técnico Estadual de Defesa Civil da Coordenadoria de Estadual de Defesa Civil – CEDEC, participou do evento apresentado quatro trabalhos, sendo autor do MAPA DE MÚLTIPLAS AMEAÇAS DO ESTADO DO PARÁ: um sobreaviso para população Amazônica.

Os outros três como coautor forma em parceria científica com Cel. BM Ney Tito da Silva Azevedo e a Doutora Helena Lucia Ferreira, com trabalho intitulado ANÁLISE DA COBERTURA OPERACIONAL DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ NAS AÇÕES DE COMBATE A INCÊNDIO EM BELÉM.

Com a Polícia Militar do Estado do Pará o militar foi coautor do estudo sobre o USO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA APLICADO AOS REGISTROS DE OCORRÊNCIAS DA CORREGEDORIA GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARÁ. Neste fez parceria científica com Oficiais da Polícia Militar do Estado do Pará Major PM Alexsandro Abner Campos Baía e Cel. César Maurício de Abreu Mello.

Por fim, como coautor do trabalho denominado de APLICATIVO MÓVEL PARA MAPEAMENTO DOS HIDRANTES DE UMA METRÓPOLE AMAZÔNICA com alunos do curso de Tecnóloga em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e com Prof. MSc Carlos Benedito Barreiros Gutierrez, todos da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

No trabalho foi apresentada uma aplicação, denominada de HidraMap para auxiliar na localização dos hidrantes urbanos da cidade de Belém, sendo capaz de informar a rota mais rápida a partir da posição o usuário, bem como condições de operacionalidade destes dispositivos de segurança.

O militar agradece a oportunidade de poder contribuir de forma concreta na busca de soluções aos graves problemas no âmbito da Segurança e Defesa no Estado do Pará, a partir dos trabalhos apresentados e das discussões, ora realizadas nos GTs que participei, em especial do GT-38 de Segurança Pública e o Corpo de Bombeiro Militar, presidida pela Major BM Flávia, aonde assistimos ótimos trabalhos que fomentam discussão e análise sobre temas pertinentes e atuais para CBMPA, a
exemplo do Perfil dos atendimentos do Grupamento Aéreo de Segurança Pública, realizado pelo Ten. Cel. Zell do CBMPA.

Os trabalhos do 2º CISD serão publicados em formato digital (e-book) com ISBN Internacional e, também, já há previsão de publicação em versão impressa que darão testemunhos da participação do CBMPA neste importante evento internacional.

Texto: Ascom CBMPA por Cabo Leonardo – CEDEC

Fotos: Cabo Leonardo – CEDEC