CBMPA orienta sobre cuidados para evitar incêndios
Publicado: 9 de junho de 2020 - Hora: 09:39

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA orienta sobre cuidados para evitar...
CBMPA orienta sobre cuidados para evitar incêndios

 

Independentemente do tamanho e proporções que atinge, um incêndio sempre traz prejuízos materiais e, às vezes, pessoais. A prevenção é sempre a melhor escolha, pensando nisso,
nesta segunda-feira (08), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, através da Diretoria de Serviços Técnicos do CBMPA, atendeu aos veículos de comunicação da capital, sobre a prevenção de incêndios nesta época do ano. Em Belém, na última semana, três casos de incêndio tiveram grande repercussão na mídia: o da garagem de ônibus na Terra Firme, o da garagem de um prédio no Umarizal e de um imóvel no Telégrafo. Segundo o Major Pablo Oliveira, Subdiretor de Serviços Técnicos, quem prestou informações à imprensa.”Se observou, pelas estatísticas dos últimos 10 anos, que em nosso Estado há um crescimento no número de incêndios, neste ano desde janeiro registrou-se cerca de 1000 ocorrências de incêndios,
de todos os tipo, o aumento nos registros iniciam em junho e tem seu ápice nos meses de outubro e novembro, período do verão amazônico”. O CBMPA, trabalha com a prevenção, para evitar maiores transtornos, neste sentido, o Centro de Atividades Técnicas, é responsável pelas vistorias de sistemas de proteção e segurança contra incêndio, na fiscalização da conformidade normativa do estado. Confira dicas importantes para evitar os riscos de um incêndio.

Respeite a sinalização indicativa – A sinalização é muito importante. Em caso de incêndio é ela que mostrará o caminho para as pessoas saírem do lugar em segurança.

Não obstrua os corredores de passagem e escadas – Em caso de incêndio eles são a esperança de uma saída rápida e segura. Mantê-los desobstruídos é fundamental para a segurança de todos que estão no ambiente.

Cuide bem da manutenção da rede elétrica – Boa parte dos incêndios ocorre por causa de curtos-circuitos elétricos. Não faça gatos e gambiarras elétricas em máquinas e na rede elétrica. Não deixe a fiação exposta.

Não sobrecarregue as tomadas – Elas não foram feitas para suportar vários equipamentos ligados ao mesmo tempo. Cultive o hábito de retirar os equipamentos da tomada no fim do expediente. Tenha cuidado com carregadores de celulares muitas vezes esquecidos ligados. Eles podem causar um incêndio.

Cuide dos seus extintores. Nunca obstrua o acesso a eles – Os extintores são às vezes a única chance de um combate a tempo de evitar que as chamas se tornem incontroláveis. Em ambientes com circulação constante é comum que aconteçam avarias em alguns extintores, tornando-os inadequados para uso. Fazer a substituição no menor tempo possível é muito importante para manter o ambiente mais preparado para uma eventual ação.

Mantenha os extintores com carga de água longe dos equipamentos energizados e dos produtos químicos inflamáveis evitando que, na hora da correria, algum desavisado use e com isso sofra uma descarga elétrica (a água conduz eletricidade).

Cuidados com álcool em gel – Devida a pandemia da covid-19, uma das medidas de prevenção é a utilização de álcool em gel, no entanto o principal cuidado é com o extravasamento do conteúdo às proximidades de fontes de calor, o que pode ocasionar um incêndio, ele devidamente fechado, não oferece risco de autoignição.

Lembre-se – Os primeiros minutos são os mais importantes no combate a incêndio, quanto mais demorar maior a chance de que ele fique incontrolável.

Assistas os vídeos das entrevistas do Major Pablo, no canal  oficial do CBMPA no Youtube: https: https://youtu.be/v0HqkaTIW6U , https://youtu.be/UoNhLv31F7w

ASCOM CBMPA

Skip to content