CBMPA LANÇA A “OPERAÇÃO FÊNIX 2020” DE COMBATE ÀS QUEIMADAS NO PARÁ
Publicado: 10 de agosto de 2020 - Hora: 16:34

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA LANÇA A “OPERAÇÃO FÊNIX 2020”...
CBMPA LANÇA A “OPERAÇÃO FÊNIX 2020” DE COMBATE ÀS QUEIMADAS NO PARÁ

 

Na manhã desta segunda-feira (10), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, deram início a “Operação Fênix 2020”, mobilizando uma tropa com cerca de 58 Bombeiros Militares que foram deslocados para diversos municípios, reforçando o combate a incêndios florestais dentro do estado do Pará. A Operação tem o objetivo de estabelecer os procedimentos quanto aos serviços de combate à queimadas a ser realizado pelo CBMPA durante o período de 10 de Agosto à 10 de Setembro, a qual foi planejada com base no aumento de ocorrências de queimadas registradas nas regiões envolvidas, cerca de 89%, no período de Maio a Julho de 2020 em comparação ao mesmo período de 2019.

A operação será dividida em duas quinzenas, com o efetivo de 50 militares em cada, mais 8 bombeiros auxiliares para apoio logístico. A tropa irá compor as Guarnições de Combate a Incêndio Florestal – GCIF, sendo cada equipe formada por especialistas em combate a incêndios florestais do Corpo de Bombeiros Militar do Pará. A atuação irá ser realizada nas áreas mais afetadas dos municípios, tendo como Bases Operacionais principais os seguintes municípios: Marabá, Altamira, Itaituba, Redenção e Parauapebas. Com 10 Bombeiros Militares especialistas em combate a incêndios florestais em cada base. “Esta operação tem as principais finalidades: proteger vidas, patrimônio e o meio ambiente. Nossos militares estão devidamente preparados para realizarem essas missões, e até o final da operação será feita uma avaliação a fim de verificar se há ou não necessidade de permanência nessas áreas, ou de remanejamento para outras áreas de atuação mais efetiva da nossa instituição. Então hoje demos início a esta nova missão para o CBMPA e faremos o melhor para que consigamos nosso objetivo”. disse o Comandante Operacional do CBMPA e Coordenador Geral da Operação Fênix 2020, Coronel BM Reginaldo Pinheiro. 

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil em conjunto as Defesas Civis Municipais das regiões selecionadas estão atuando no recrutamento de brigadistas, fornecimento de equipamentos de proteção individual (IPI), e de materiais que serão usados no combate aos incêndios florestais, como também colaboram no apoio logístico necessário para o andamento da operação. E este reforço do efetivo para a Operação Fênix 2020 irá somar ao efetivo das Unidades dos 5 municípios bases a fim de aumentar a eficiência, eficácia e efetividade das ações de combate a incêndios florestais do Corpo de Bombeiros Militar do Pará nas regiões mais afetadas por queimadas.

ASCOM CBMPA

Skip to content