CBMPA INICIA SEGUNDA QUINZENA DA OPERAÇÃO VERÃO MAIS SEGURO 2020
Publicado: 18 de julho de 2020 - Hora: 22:37

5. CBMPA INICIA SEGUNDA QUINZENA DA OPERAÇÃO...
CBMPA INICIA SEGUNDA QUINZENA DA OPERAÇÃO VERÃO MAIS SEGURO 2020

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, deram início na última quinta-feira (16), à segunda quinzena da Operação Verão 2020. A Corporação deu continuidade aos serviços de prevenção nas principais praias e rodovias do estado, visando também o combate e controle à proliferação da covid-19, ponto fundamental da prevenção neste verão.

Nesta fase serão atendidos 19 municípios, e 52 pontos de prevenção com 500 militares envolvidos. Desses, 457 são guarda-vidas que atuam na prevenção balneária. Outros 43 militares estão concentrados na Operação Estrada em 3 municípios.

Baixo Tocantins:

Entre as regiões alvo das ações, no Baixo Tocantins, no município de Barcarena, o 6° Grupamento Bombeiro Militar está realizando a prevenção de segunda a sexta-feira com guarda-vidas, somente no balneário de Caripi, com 09 militares e nos finais de semana (sábado e domingo) nas praias do Conde, Cuipiranga, Sirituba e Fazendinha, com serviço de reforço. No que se refere à prevenção a covid-19, conforme informou o Tenente BM Maués, comandante da prevenção, os veranistas que frequentam a região de barcarena estão sendo orientados a evitar aglomeração e” também a terem cuidados principalmente com as crianças e a utilização de pipas com linha encerada”, disse ele.

Outro ponto importante é apoio logístico aos militares, como ressalta o Capitão BM Jairo, Subcomandante do 6°GBM e supervisor da Operação nessa região, “Na água temos apoio de um bote inflável e uma lancha, na parte terrestre contamos com uma resgate e ainda, uma viatura Auto Bomba Salvamento e Resgate (ABSR) e a guarnição de serviço do quartel, que está de plantão 24h para atender às ocorrências”. Além disso o efetivo também trabalha no bloqueio sanitário que ocorre na praia no final de semana, “com excessão do domingo, a partir das 17h nenhum veículo pode adentrar a praia do caripi, no domingo a proibição de acesso à praia é a partir das 14h, no entanto os restaurantes funcionam até as 19h”, destacou o Capitão.

Já na Praia do Conde, o fluxo de banhistas neste sábado, foi intenso. Além dos guarda-vidas, uma equipe da Defesa Civil Estadual esteve no local, desenvolvendo, dentre outras ações, uma barreira sanitária montada no acesso à Praia do Caripi, em conjunto com a PM, Semutran e Vigilância Sanitária de Barcarena, através de abordagem aos carros de veranistas e ônibus de piquenique. Na ocasião também foram distribuídas pulseiras de identificação para crianças, uma forma de prevenção caso elas venham a se perder de seus pais.

Ilha do Marajó:

Outra região que recebe um grande número de veranistas e onde a prevenção é reforçada, é na ilha do Marajó. Em Salvaterra, na Praia Grande, Joanes e Água Boa, através do 18° Grupamento Bombeiro Militar, o CBMPA atua com cerca de 19 guarda-vidas, socorristas e uma embarcação ( Flex Boat) para auxiliar na prevenção.

Em Soure, segundo informações do Major BM Diego comandante do 18°GBM , “o serviço de prevenção conta com o apoio de 8 guarda vidas, o qual está sendo realizado apenas na praia da Barra velha , pois a prefeitura Municipal manteve o bloqueio da praia do Pesqueiro a pedido da comunidade local”, contou o Major.

Sem registro de grandes volumes ocorrências, o CBMPA orienta para que os banhistas e quem for pegar a estrada redobre os cuidados para curtir o verão, inclusive na prevenção também contra a covid-19.