CBMPA inicia preparação para testes de proficiência na Praia Grande, em Outeiro
Publicado: 12 de maio de 2021 - Hora: 10:55

5. CBMPA inicia preparação para testes de...
CBMPA inicia preparação para testes de proficiência na Praia Grande, em Outeiro

O período de férias escolares está cada vez mais próximo, e o fluxo de banhistas e principalmente crianças aumenta nas praias paraenses. Uma delas é a Praia Grande, no distrito de Outeiro. Pensando nisso, o Corpo de Bombeiros do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil realizou na manhã desta terça-feira (11) a preparação para os testes de proficiência para guarda vidas. A preparação tem o objetivo de condicionar fisicamente os bombeiros militares que atuam em atividades aquáticas de resgate e salvamento, visando também a Operação Verão, que está próxima de começar e contou com simulações de resgate, corridas de 50 metros e nado.

“Nosso objetivo é uma retomada das atividades, tendo em vista que as praias estavam interditadas, para evitar aglomerações. Esse retorno visa garantir a qualidade nos serviços de guarda vidas”, afirmou o Cap. Nascimento, chefe de operações do 1 º Grupamento de Busca e Salvamento (GBS). Segundo ele, o objetivo do trabalho dos guarda vidas é dar orientações aos banhistas, como o redobrar de cuidados com crianças pequenas e não ultrapassar o limite de segurança para nado, assim prevenindo afogamentos. Já o treinamento realizado visa atender às exceções, em casos de acidentes que venham a ocorrer.

Para a soldado Nayara Fernanda, que também pertence ao GBS, o treinamento representa também uma união para a tropa, já que ficaram muito tempo afastados, servindo a preparação também para criar laços e assim fortalecer a operação.