CBMPA E CEDEC: REUNIÃO DE FEEDBACK SOBRE O GRANDE INCÊNDIO NO COMÉRCIO
Publicado: 19 de abril de 2023 - Hora: 17:35

5. CBMPA E CEDEC: REUNIÃO DE FEEDBACK...
CBMPA E CEDEC: REUNIÃO DE FEEDBACK SOBRE O GRANDE INCÊNDIO NO COMÉRCIO

Aconteceu na tarde desta terça-feira (18), no Auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), uma Reunião de Feedback com todos os bombeiros militares que participaram do combate a incêndio ocorrido na rua 15 de Novembro, bairro da Campina, no último dia 13 de abril de 2023.

O objetivo do encontro foi realizar um estudo de caso sobre o serviço executado na ocorrência que culminou na perda total de duas lojas do Centro Comercial de Belém, para que, a partir da observação dos fatos, possam ser tomadas medidas de adequação de procedimentos, em favor do aprimoramento das técnicas, equipamentos e ações de resposta nas próximas demandas de atendimento destas proporções.

“A reunião foi proveitosa, pelo fato de termos debatido as ações tomadas na ocorrência. As estratégias foram acertadas. Perdemos dois imóveis pela grande carga de incêndio que existia, no entanto salvamos três adjacências e conseguimos controlar esse grande incêndio para que não se alastrasse.” Falou o Comandante Operacional, o Coronel QOBM Jaime Rosa de Oliveira.

Foram em torno de 500 mil litros de água (2000 litros por segundo) utilizados neste incêndio que ficou marcado na história da corporação. As novas perspectivas a partir deste incidente serão potencializar as medidas de prevenção para que, cada vez mais, seja possível evitar cenários como o da última quinta-feira (13).

A Subcomandante do 21° Grupamento Bombeiro Militar (Comércio), Major QOBM Patrícia do Socorro Fonseca dos Santos ressalta a reunião como um momento imprescindível para a reorganização institucional.

“Conseguimos pontuar, através da observação dos acontecimentos da ocorrência, os pontos positivos e negativos, para que possamos evoluir e aplicar nos próximos eventos o que aprendemos.”

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordendoria Estadual de Defesa Civil reforçam que a prevenção é a nossa melhor resposta.

CBMPA, vidas alheias, riquezas salvar.

Texto e fotos: Ascom do CBMPA.