CBMPA E CEDEC RECEBEM O PRIMEIRO CÃO DE RESGATE
Publicado: 22 de dezembro de 2022 - Hora: 09:30

5. CBMPA E CEDEC RECEBEM O PRIMEIRO...
CBMPA E CEDEC RECEBEM O PRIMEIRO CÃO DE RESGATE

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) receberam nesta última segunda-feira (19/12) a doação feita no dia 16 de dezembro pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), da filhote canina Raya, pertencente à raça relativamente rara, desenvolvida no Brasil, denominada rastreador-brasileiro.

Raya será treinada pela 3º Sargento Bombeiro Militar Graça Inês Teixeira de Holanda, formada em medicina veterinária na UFRA (Universidade Federal Rural da Amazônia), especializada na área e habilitada em vários cursos de adestramento como o curso de busca, resgate e salvamento com cães – CBRESC (Companhia de Busca, Resgate e Salvamento com Cães) pela LIGABOM (Membros Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil). A sargento terá ainda o apoio do Soldado BM Sávio Bendelak Farias que também é cinotécnico – treinador de cães no emprego de tarefas especializadas, como rastreamento.

Essa iniciativa tem o objetivo de fortalecer as ações de respostas à população que irá atender principalmente ocorrências em áreas de difícil acesso e localização de vítimas, atividades extremamente relevantes para sociedade paraense.

O CBMPA e CEDEC agradecem imensamente o importante apoio do CBMAC nesta fase inicial em que o nosso comando está implantando os trabalhos com cães para, de forma cada vez mais eficiente, salvar vidas e prestar excelentes serviços para os paraenses.

Corpo de Bombeiros Militar do Pará, desde 1882 salvando vidas.