CBMPA E CEDEC INICIAM O CURSO DE BUSCA, RESGATE E SALVAMENTO COM CÃES
Publicado: 2 de maio de 2023 - Hora: 14:35

5. CBMPA E CEDEC INICIAM O CURSO...
CBMPA E CEDEC INICIAM O CURSO DE BUSCA, RESGATE E SALVAMENTO COM CÃES

No dia 01 de maio, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) deu início à primeira edição do Curso de Busca Resgate e Salvamento com Cães da Corporação (CBRESC). Os primeiros passos para implantação das atividade aconteceram por meio da doação feita pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre de uma filhote, nomeada Raya, da raça Rastreador Brasileiro, que está em treinamento com a tutora 3º Sargento BM Inêz Holanda.

O Corpo de Bombeiro de Minas Gerais já sinalizou a doação de um filhote da raça Pastor Alemão que fará parte do plantel do novo canil do CBMPA. Os Cães serão treinados para auxiliar em situações de ocorrência como busca em estruturas colapsadas, buscas em área de mata, busca por restos mortais, cadáver submerso, áreas de deslizamento, busca por odor específico, além de terapias assistidas por cães.

Essa nova especialidade que vêm crescendo no Quartel do Comando Geral e motiva novas necessidades de aprimoramento especializado aos Bombeiros Militares do Pará, por isso o CBRESC possui total e urgente importância neste novo cenário, considerando que existe previsão de mais doações de cães advindos de dois canis militares de outros Estados.

A Sargento Inêz, tutora da cadela Raya, médica veterinária e cinotécnica formada no Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso, relata as perspectivas para especialidade operacional no CBMPA:

“Nossas expectativas são de formar grandes cinotécnicos em 2023, apesar de termos sido o último Estado a implantar a atividade, já estamos a frente, por estarmos priorizando a capacitação de nossos militares antes de adquirirmos mais cães. A parceria que o CBMPA estabeleceu com a Empresa Vale Mineradora, nos abriu grandes oportunidades para avançarmos e oferecermos um dos melhores Cursos de Busca com Cães do país, pois os instrutores serão todos Binômios Bombeiros de vários Estados da Federação, Certificados e com grande experiência e bagagem profissional a nível Nacional e Internacional.”

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil reconhecem a importância deste mais novo método de auxílio em buscas, resgate e salvamento para possuir cada vez mais eficiência, velocidade e sucesso nas próximas missões.

Texto: Ascom do CBMPA