CBMPA E CEDEC REALIZAM SIMULADO DE ABANDONO DE ÁREA EM ESCOLA
Publicado: 24 de março de 2023 - Hora: 15:10

5. CBMPA E CEDEC REALIZAM SIMULADO DE...
CBMPA E CEDEC REALIZAM SIMULADO DE ABANDONO DE ÁREA EM ESCOLA

Em comemoração ao aniversário do 21° Grupamento Bombeiro Militar, ocorreu na manhã desta sexta-feira (24), na Escola Municipal do Ensino Fundamental Honorato Filgueiras, uma simulação de abandono de área em caso de incêndio.

Durante uma semana, os militares do 21° grupamento-Comércio realizaram instruções com os profissionais da escola, os ensinando em como atuar em situações de emergência para que possam ser minimizados os danos, riscos e pânico gerados pela falta de conhecimento em como agir nessas circunstâncias. A ação, realizada em conjunto com os professores de oito turmas e aproximadamente 50 alunos, faz parte da capacitação que tem como base a Lei Lucas para efetuar treinamento, instruções e formar pequenas brigadas de incêndio, possibilitando que as escolas possam dar uma primeira resposta em caso de sinistro em área escolar.

O Tenente-Coronel Jairo Silva Oliveira, comandante do 21° grupamento Bombeiro Militar, conta um pouco sobre a atividade:

“Tivemos a participação de viaturas de incêndio e resgate, e mais a atuação da brigada que foi instruída durante a semana para fazer a evacuação dos alunos. Isso tudo vem ao encontro com o que nos propusemos a melhorar no nosso serviço prevencional, afinal de contas, a emergência só acontece onde falha a prevenção.”

A professora Maria Leonor destaca a importância do treinamento para os professores e alunos da escola:

“Estamos honrados pelo Corpo de Bombeiros estar aqui realizando esse treinamento com nossas crianças e principalmente conosco. Não foi apenas um treinamento, como também uma formação, pois o que aprendemos é de grande valia tanto para a escola e educação, quanto para as nossas vidas e de nossos alunos. É mais valido termos o conhecimento mesmo nunca precisando salvar, do que precisar e não ter. Aprendemos e poderemos ensinar ainda melhor. Agradecemos esta oportunidade pois sem o conhecimento, não podemos salvar.”

Entre essa e outras ações, o grupamento realizou o trabalho de conscientização em conjunto com os vendedores da área do Comércio, os ensinando sobre a utilização segura de cilindros de gás de cozinha e oferecendo a troca dos registros de gás e mangueiras, fazendo também a doação desses equipamentos e aproveitando para passar as devidas orientações.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, por meio do 21° Grupamento, desejam melhorar os serviços prestados à população e por isso estão sempre procurando meios de aprimorar a guarnição, em busca de excelência no momento de salvar vidas.