CBMPA E CEDEC REALIZAM REUNIÃO PARA O INÍCIO DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO CONTRA QUEIMADAS
Publicado: 23 de abril de 2024 - Hora: 18:07

5. CBMPA E CEDEC REALIZAM REUNIÃO PARA...

Ocorreu na tarde desta terça-feira (23), na sala de situação do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), uma reunião entre o Coordenador de Planejamento da Operação Fênix, o Tenente-Coronel QOBM Marcos Leão, o Coordenador Adjunto de Defesa Civil, Coronel QOBM Marcelo Moraes Nogueira e os bombeiros militares lotados nos grupamentos respectivos às áreas de circunscrição, onde ocorrerá a 6ª edição da Operação Fênix, em 2024.

A finalidade da reunião foi de orientar sobre as principais ações preventivas que devem ser tomadas para amenizar os efeitos do período de estiagem no estado do Pará. Estas medidas tornam-se essenciais para combater as queimadas nas regiões que mais sofrem com o superaquecimento do planeta. É o que diz o Coordenador de Planejamento da Operação Fênix, Tenente-Coronel QOBM Marcos Leão:

“Estamos realizando hoje a nossa primeira reunião técnica para o alinhamento das ações de prevenção aos incêndios florestais do estado do Pará. Nossas equipes de combatentes estão integrados com a Defesa Civil Estadual e as comunidades, a fim de manter o diálogo por meio da conscientização e da ação.”

Este método de prevenção é novo no estado do Pará, mas já demonstra eficácia em outros estados que já aderiram à essa maneira de combate, em vista da redução das queimadas. O Coordenador Adjunto de Defesa Civil, Coronel QOBM Nogueira reforça a importância dessa primeira reunião que busca se antecipar à operação fim:

“Essa reunião é extremamente necessária para que seja possível alinhar as ações da Corporação, a fim de alcançarmos a redução dos índices de foco de calor e queimadas, resultados da estiagem que atinge algumas áreas em todo estado. A nossa intenção é diminuir as queimadas, iniciando com o trabalho preventivo, para que posteriormente possamos dar início aos trabalhos de combate e resposta.”

O CBMPA e CEDEC sabem da importância das ações de prevenção e por esse motivo não medem esforços para apoiar os agentes combatentes, na luta pela redução de perigos e a busca por bons resultados e estatísticas em favor do bem social e ambiental.

Texto: Ascom CBMPA.