CBMPA E CEDEC REALIZAM PASSAGEM DE COMANDO NO QCG
Publicado: 20 de março de 2023 - Hora: 18:37

5. CBMPA E CEDEC REALIZAM PASSAGEM DE...
CBMPA E CEDEC REALIZAM PASSAGEM DE COMANDO NO QCG

O Coronel QOBM Hayman Apolo Gomes de Souza, que esteve à frente da instituição desde o dia 01 de janeiro de 2019, transmitiu o cargo de Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenador Estadual de Defesa Civil (CEDEC) ao Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, durante Cerimônia que ocorreu na manhã desta segunda-feira (20), no Quartel do Comando Geral.

A Solenidade de Passagem de Comando foi presidida pelo Governador do Estado do Pará, Helder Zahluth Barbalho e contou com a presença das mais diversas autoridades do poder Executivo, Legislativo, Judiciário e os integrantes das Forças Armadas, bem como o Ministério Público e Defensoria Pública.

A transmissão de cargo representa o início de um processo de construção de uma nova relação social, incluindo a pessoa do novo Comandante-Geral e da tropa. Para aquele que deixa o comando, as vivências durante esse período transitório marcarão permanentemente a sua trajetória profissional e pessoal.

Na ocasião, foi entregue a nova guarda do Quartel do Comando Geral, onde o acesso direto é pela Avenida Pedro Álvares Cabral, possibilitando um menor tempo resposta ao atendimento de ocorrências, além de uma estrutura de melhor qualidade para as guarnições de serviço, houve também, a entrega do bloco operacional e acomodações do quartel do Comando Geral, e por fim, a entrega do canil, que será utilizado para o treinamento dos cães de busca, resgate e salvamento do CBMPA.

Em seu discurso emocionado, o ex-comandante Coronel Hayman contou a trajetória de sua carreira e agradeceu pelo tempo de serviço que prestou a sociedade paraense na função de Bombeiro e Comandante.

“Quero agradecer a todos os meus antigos comandantes e subcomandates gerais que me antencederam, pois sem os senhores não conseguiríamos chegar onde a corporação se encontra hoje. Cada um dos senhores plantou uma semente e todos nós temos o dever de regar sempre, para que essa árvore apresente bons frutos. Quero agradecer a tropa do Corpo de Bombeiros, pela paciência com este oficial, espero que a missão tenha sido cumprida. Hoje visto pela última vez este uniforme que muito me orgulha e que muito defendi e defenderei em todos os momentos.”

O ex-comandante Coronel Hayman também parabenizou o novo Comandante-Geral:

“Quero agradecer e parabenizar o Comandante-Geral Coronel Jayme de Aviz Benjó e sua família, assim como, o Sub-Comandante Geral Coronel Helton e sua família. Que Deus dê sabedoria para que os senhores possam desenvolver cada vez mais o CBMPA, tornando-o grande, a fim de melhor atender a população. Boa sorte sempre e minha continência aos senhores. Para finalizar, irei parafrasear e dizer o que São Paulo pronunciou antes de sua morte, “Combati o bom combate, terminei a corrida e guardarei a fé” Muito obrigado e até breve! Salve o CBMPA!”

Por fim, o excelentíssimo senhor governador Helder Zahluth Barbalho desejou sucesso a tropa e externou sua confiança na Corporação:

“Posso me orgulhar desta tropa, desejo ainda mais sucesso e confiança para que o Corpo de Bombeiros Militar possa cada vez mais colaborar com a sociedade paraense e servir com excelência a sociedade, suprindo assim as necessidades e intervindo quando preciso.”

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil têm o evento não só como uma Cerimônia Protocolar e sim uma mudança de diretrizes que irão dar novos rumos a esta organização militar centenária.

Texto e fotos: Ascom do CBMPA.