CBMPA E CEDEC REALIZAM PALESTRA SOBRE INTERVENÇÃO EM EMERGÊNCIAS COM PRODUTOS PERIGOSOS
Publicado: 5 de março de 2024 - Hora: 21:36

5. CBMPA E CEDEC REALIZAM PALESTRA SOBRE...

Na manhã desta terça-feira (05), aconteceu no Auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordendoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), uma palestra sobre intervenção em emergências com produtos perigosos realizada pela Diretoria de Ensino e Instrução (DEI), a partir de uma proposta lançada pelo 1° Grupamento de Busca e Salvamento (GBS). O evento teve como público alvo, Oficiais que executam o serviço de superior de dia, Oficial tático, Oficial perito e Comandante de socorro, Praças (Subtenentes e Sargentos) que montam serviço de Comandante de socorro e Chefe de guarnição.

O objetivo geral da palestra foi de instruir e gerar conhecimento sobre as especificidades da área de atuação de produtos perigosos, a fim de alertar sobre as ações específicas, como equipagem segura, em ocorrências que envolvem esse tipo de intervenção profissional, a partir da operacionalidade padrão em diferentes cenários, além da reflexão sobre a importância do planejamento de recursos materiais e humanos por meio das noções básicas de procedimento.

Os tópicos foram voltados aos procedimentos operacionais padrão como a identificação de produtos perigosos, isolamento e delimitação de zonas, avaliação dos riscos e planejamento, salvamento/descontaminação de vítimas, medidas de contenção de controle e descontaminação da equipe e materiais.

Uma das palestrantes, 2° Tenente QOBM Iara falou sobre a relevância desse evento:

“É importante que os militares entendam como proceder e possuam, ainda, a noção sobre a quantidade de recursos que são necessários para atender a este tipo de acionamento com segurança. Desse modo, é possível estruturar a ocorrência para que seja possível reduzir o tempo resposta nas atuações.”

O CBMPA e CEDEC compreendem que as instruções são de suma importância para o aprimoramento das atuações em diversas áreas de atendimento, em especial a de produtos perigosos, que dentre tantas, possui exigências de segurança específicas, como também de conhecimento e instruções dos profissionais bombeiros militares que atuam na linha de frente da proteção da vida.

CBMPA, desde 1882 salvando vidas.