CBMPA E CEDEC REALIZAM “OPERAÇÃO MACHADO”
Publicado: 6 de fevereiro de 2023 - Hora: 12:03

5. CBMPA E CEDEC REALIZAM “OPERAÇÃO MACHADO”
CBMPA E CEDEC REALIZAM “OPERAÇÃO MACHADO”

A prevenção é uma excelente forma de salvar vidas! Dessa forma, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), através da Diretoria de Serviços Técnicos, está realizando uma operação nos períodos noturnos, aos finais de semana, com objetivo de fiscalizar estabelecimentos de reunião de público (bares, restaurantes, boates e similares) para verificar as medidas de segurança contra incêndio e emergências desses locais. A “Operação Machado” acontece de forma integrada com a polícia civil, que fiscaliza esses locais verificando licenças e alvarás necessários para o funcionamento, além do apoio da policia militar, que auxilia na segurança dos envolvidos na operação e na preservação da ordem pública.

A operação recebeu este nome em homenagem ao soldado da Aeronáutica Leonardo de Lima Machado, que morreu após salvar dezenas de pessoas no incêndio ocorrido na “Boate Kiss”, em 2013.

Neste final de semana, bombeiros militares da DST/CAT e 21°GBM, policiais militares e servidores da polícia civil participaram das fiscalizações que culminaram na cassação de 6 certificados de licenciamento e 2 interdições por risco iminente em estabelecimentos que estavam em desacordo com as exigências de segurança contra incêndio e emergências. Além de buscar a adequação dos estabelecimentos, essa operação objetiva conscientizar os ocupantes desses locais sobre os riscos e importância da prevenção para reduzir os danos que podem ser causados em casos de sinistro.

“Prevenir para resguardar vidas!”

Texto: Diretoria de Serviços Técnicos.