CBMPA E CEDEC REALIZAM O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDAS DO ANO DE 2023 DO PEV NOS POLOS JURUNAS, CONDOR, CABANAGEM, TERRA FIRME E GUAMÁ
Publicado: 18 de dezembro de 2023 - Hora: 15:52

5. CBMPA E CEDEC REALIZAM O ENCERRAMENTO...

Está acontecendo, desde o dia 09 de dezembro, os eventos referentes ao encerramento do ano letivo do Programa Escola da Vida (PEV), ano 2023, nos polos Usinas da Paz do Jurunas, Condor, Cabanagem, Terra Firme e Guamá. A programação de encerramento segue até esta segunda-feira (18), nos polos de Marituba, Bengui e Icuí-Guajará.

Neste ano, o PEV esteve vinculado ao Programa Terpaz, através do acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Estratégia de Articulação da Cidadania (SEAC) do estado do Pará e foi executado nas 7 Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém. A proposta desta atribuição do CBMPA, como ação de política pública, buscou agregar às ações já desenvolvidas pelo estado, uma abordagem lúdica motivacional, em que os adolescentes de até 15 anos, em situação de carência sócio econômica e vulnerabilidade social, pudessem se apropriar da essência disciplinar oriunda das atividades bombeiro militar, a fim de transformá-los em multiplicadores do conhecimento na sociedade e em especial, nas próprias comunidades de origem.

A 1ª Tenente RRCONV Miréia Cafezakis Moutinho, Coordenadora do Programa Escola da Vida (PEV), expressou:

“Este ano marcou o reinício do PEV, após a pandemia do COVID-19. A partir disso, nós realizamos uma reestruturação técnico-pedagógica, a fim de agregar a proposta do nosso Programa às Usinas da Paz, usufruindo dos recursos que o estado oferece a sociedade. Nós tivemos dez meses de atividades e durante esse tempo um número quase inexistente de evasão escolar e um alto nível de aceitação, tanto por parte dos adolescentes, quanto de suas famílias. Eu acredito e espero que esta semente do bem, cultivada na vida de cada comunidade cresça e se fortaleça, dando sinais cada vez mais positivos a sociedade.”

O 1° Sargento RRCONV Abelardo Santos de Jesus, Coordenador do PEV da Usina da Paz Jurunas/Condor, destacou:

“O conteúdo programático do PEV foi cuidadosamente formulado para somar e contribuir positivamente com a sociedade através do conhecimento. Quem tem a ganhar são os adolescentes e os pais que confiaram seus filhos neste programa social do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, que é realmente uma escola da vida.”

O 2° Sargento RRCOV Valdemar de Sousa Cordeiro, coordenador do polo Cabanagem, compartilhou:

“São muitos desafios, pois para quem viveu a vida toda na operacionalidade, assumir o PEV foi difícil, mas com profissionalismo, dedicação e humildade conseguimos vencer os obstáculos e fecharmos o ano letivo com êxito.”

o SubTenente RRCONV Lucinildo Chagas Figueiredo Santos, coordenador do polo Terra Firme, disse:

“Fizemos de tudo para motivar os alunos com brincadeiras, ministramos as aulas de forma leve para que eles sempre retornassem. E mesmo enfrentando muitas dificuldades, conseguimos terminar o ano com excelência.

O SubTenente RRCONV Maurício Antônio Cabral, coordenador do polo Guamá, destacou:

“Acredito um dos pontos que temos a destacar foi o programa ser realizado nas usinas da paz, pois contando com os espaço físico e o suporte que nos ofereceram tivemos condições de desenvolver um trabalho de qualidade e conforto para os adolescentes. O melhor que aconteceu neste ano foi a convivência e o aprendizado que tivemos com os alunos, foram experiências de vida que jamais vou esquecer. É emocionante ver pessoas que mesmo com todas dificuldades econômicas e sociais, acordaram cedo e se mantinham felizes durante as quatro horas de segunda e quarta feira.”

O CBMPA e CEDEC desejam a todos que concluíram essa jornada com o PEV, um caminho cheio de realizações e metas alcançadas e esperam contar com o apoio de cada um nessa missão de espalhar o conhecimento que salva vidas.

CBMPA, desde 1882 salvando vidas.