
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), realizaram nos dias 7 e 8 de novembro no quartel do 1º Grupamento Marítimo e Fluvial (GMAF), a primeira edição do Nivelamento Operacional de Emergências com Produtos Perigosos (NOEPP).
A capacitação teve por objetivo, o aprimoramento de técnicas de intervenção em ocorrências envolvendo Produtos Perigosos, através de abordagens teóricas e treinamentos de padronização de procedimentos operacionais, como identificar e classificar os produtos segundo a toxicologia, construir conhecimento sobre os equipamentos de proteção individual e sistema de comando de incidentes. Ao todo, foram capacitados 21 militares.
Um dos instrutores do nivelamento, Major QOBM Veloso falou sobre a funcionalidade das instruções aos militares.
“A capacitação na atividade envolvendo Produtos Perigosos é fundamental para o desenvolvimento profissional, pois permite adquirir novos conhecimentos, habilidades e competências. Além de melhorar o desempenho do militar para que ele atue com maior eficiência nas ocorrências.”
A instrutora, 2º tenente QOBM Iara, destaca.
“O nivelamento é de extrema importância para a capacitação continuada do nosso efetivo e é um despertar para a importância da atuação técnica nesse cenário de ocorrência por sua peculiaridade e riscos específicos, garantindo a segurança da guarnição de serviço e da população paraense”.
A participante, Cabo BM Edilena, expressa com satisfação.
“Participar do 1º NOEPP mostrou o quanto o serviço bombeiro militar é técnico e multidisciplinar, e principalmente que o conhecimento é necessário para que o BM que está atuando na ocorrência atue com mais eficiência.
O CBMPA e CEDEC reconhecem a importância de capacitar seus profissionais e muni-los de conhecimento, a fim de garantir a segurança da população paraense em todo o estado.
CBMPA, desde 1882 salvando vidas.
Texto: Ascom do CBMPA.