CBMPA E CEDEC REALIZAM FORMATURA PARA COMEMORAR A MAIOR PROMOÇÃO DA HISTÓRIA DA CORPORAÇÃO
Publicado: 27 de abril de 2023 - Hora: 12:29

5. CBMPA E CEDEC REALIZAM FORMATURA PARA...

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (26), no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), a maior Promoção entre Praças e Oficiais na história da Corporação.

A Solenidade de Troca de Luvas e Divisas é um ato administrativo de reconhecimento, conquista pessoal e profissional, que visa atender às necessidades da Instituição, bem como reconhecer a importância do serviço Bombeiro Militar, pelos critérios de merecimento e/ou antiguidade.

O agora, Sargento QBM Ivanildo Barahuna da Costa expõe com satisfação a sua conquista:

“Esse é um momento muito importante na nossa carreira militar, me sinto muito honrado em poder alcançar mais um patamar dentro da Corporação, creio que Deus irá nos abençoar cada vez mais e vamos continuar nesse processo de crescimento dentro do CBMPA. Acho muito importante o reconhecimento para com a tropa, pois isso nos motiva a continuar dando todo apoio à sociedade e consequentemente fazer algo valoroso para nossas vidas.”

Ao todo, foram mais de 400 promoções entre Praças e Oficiais, o que representa cerca de 25% do efetivo total do Corpo de Bombeiros Militar por todo Pará.

O então, Major QOBM Israel Silva de Souza fala com alegria sobre sua ascensão funcional:

“A promoção representa um marco na carreira do militar. Há quase 13 anos, o Corpo de Bombeiros não tinha uma promoção tão expressiva assim. E a ascensão ao Oficialato superior nos dá a oportunidade de, ao longo da carreira, trabalhar diretamente na liderança, na gestão e em última instância, favorecer as atividades do Corpo de Bombeiros para ter como resultado: bem servir à sociedade paraense.”

A Grande Promoção aconteceu em virtude da Lei n° 9.881 aprovada na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) no dia 28 de março de 2023, que dispõe sobre a Fixação do Efetivo do CBMPA, proveniente de extrema dedicação e sintonia entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

O evento contou com a entrada e apresentação do pelotão e a tão esperada troca de luvas e divisas, simbolicamente realizada pelos paraninfos dos promovidos.

Durante o seu discurso, o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenador Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, explanou:

“O CBMPA é grato pelo alinhamento das demandas de nossa Corporação com o Plano de Governo, seja na prestação de serviço Bombeiro Militar e de proteção em Defesa Civil nos 144 municípios de nosso Estado ou na aquisição de materiais e proteção individual. O Senhor Excelentíssimo Governador sempre dispensou um olhar especial para o que há de mais valoroso, o maior capital de uma Corporação, o nosso capital humano, a nossa tropa. Homens e mulheres, soldados do fogo que hoje festejam suas promoções com um sentimento de vitória, conquista e reconhecimento. A tropa está em festa! As famílias estão em festa! O Corpo de Bombeiros Militar do Pará está em festa!”

O Excelentíssimo Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, expressou sua gratidão aos militares da Corporação do CBMPA e ressaltou a importância da profissão.

“Esta Solenidade representa o compromisso do Estado de fazer com que a carreira de nossos militares seja ainda mais respeitada. Esta é a maior promoção da Corporação, sendo 90% militares da base, onde expõem suas vidas para salvar a do próximo e chegam em primeiro no local de ocorrência. Desejo motivação a cada um, para que possam continuar exercendo a missão de proteger e salvar vidas.”

Por fim, houve o tradicional banho da promoção realizada pela viatura de incêndio em homenagem aos Militares Promovidos, representando a almejada conquista à Corporação.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil parabenizam os mais novos Promovidos, agradecem pelos excelentes serviços prestados e desejam sucesso na trajetória profissional nesta Corporação Secular de Antônio Lemos.

Corpo de Bombeiros Militar do Pará, vidas alheias, riquezas salvar.

Texto e Fotos: Ascom do CBMPA