CBMPA E CEDEC REALIZAM EVENTO SOBRE “JANEIRO BRANCO”
Publicado: 20 de janeiro de 2023 - Hora: 17:24

5. CBMPA E CEDEC REALIZAM EVENTO SOBRE...
CBMPA E CEDEC REALIZAM EVENTO SOBRE “JANEIRO BRANCO”

O chamado “Janeiro Branco” é um movimento social que busca orientar as pessoas à construção de uma cultura que se preocupa em cuidar da saúde mental de maneira mais consciente e humana.

Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, realizaram, na manhã desta sexta-feira (20/01), no auditório do Quartel do Comando Geral, uma palestra voltada à conscientização dos cuidados com a saúde mental. Os palestrantes, Tenente Coronel QOCBM Daniele Moreira Gomes (psicóloga) e o Dr. André Palmeira (psiquiatra) destacaram principalmente o grande objetivo da campanha que é chamar a atenção da sociedade, instituições e autoridades sobre esta necessidade de saúde pública, pois uma sociedade que pressupõe respeito à condição psicológica de todos promove o equilíbrio e a segurança.

Por ser o primeiro mês do ano e um período em que geralmente as pessoas fazem reflexões, traçam planos e metas, além de encarar o mês como um período de “recomeço” e o “início de novos ciclos”, o mês foi intitulado no ano de 2014 pelo palestrante e psicólogo mineiro, Leonardo Abrahão de “Janeiro Branco”.

A cor branca foi escolhida a fim de simbolizar “folhas ou telas em branco” ou seja, a possibilidade de recomeçar, criar novas expectativas, escrever uma nova história e renovar as esperanças de que melhores coisas estarão por vir.

Este tipo de campanha expressa grande relavância no meio social, já que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2022, quase 1 bilhão de pessoas viviam com transtorno mental em 2019, sendo 14% adolescentes.

A Bombeiro Militar e psicóloga do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordendoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), Tenente Coronel QOCBM Daniele fala sobre a importância desse mês.

“O janeiro branco é um mês de prevenção a saúde mental e esse ano ele vem com o tema ‘a vida pede equilíbrio’. O objetivo dessa campanha sempre é alertar para os cuidados com a saúde mental da população e, a partir disso, prevenir o adoecimento mental, incluindo os transtornos mais comuns que a gente percebe que são a depressão, a ansiedade, pânico, o estresse elevado que no caso dos trabalhadores é configurado como a síndrome de Burnout. Então o mês de janeiro é dedicado pra isso. Aqui no Corpo de Bombeiros a gente tem o nosso serviço de psicologia (SAPS). Ele é de livre demanda. Os bombeiros e demais colaboradores podem chegar, não precisa estar encaminhada por comandante, fazer o agendamento e a gente faz a avaliação, faz a triagem. Dependendo do caso a gente traça um um plano, faz o atendimento ou encaminha para a rede de saúde mais especializada, como os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). A gente deseja um um ano novo repleto de saúde física, mental para todos os bombeiros da nossa corporação.”

Confira a palestra completa “JANEIRO BRANCO – MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL”, através do link: https://youtu.be/LPCeJXFFB1M

Texto: 5ª seção do EMG/ASCOM CBMPA