CBMPA E CEDEC REALIZAM AULA MAGNA PARA RECEBER OS 328 NOVOS ALUNOS
Publicado: 3 de março de 2023 - Hora: 19:25

5. CBMPA E CEDEC REALIZAM AULA ...
CBMPA E CEDEC REALIZAM AULA  MAGNA PARA RECEBER OS 328 NOVOS ALUNOS

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará, realizou na manhã desta sexta-feira (03), na Arena Guilherme Paraense, a Solenidade Alusiva à Aula Magna do Curso de Formação de Praças Bombeiro Militar (CFP BM). O CFP é destinado ao público civil aprovado em concurso público e prepara homens e mulheres para, com afinco e determinação, proteger a vida e o patrimônio da sociedade paraense.

O Curso de Formação de Praças será realizado em três polos de formação, são eles: o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) em Marituba, com 328 alunos; o 4° Grupamento Bombeiro Militar em Santarém, com 26 alunos e o 5° Grupamento Bombeiro Militar em Marabá, com 40 alunos.

O curso tem coordenação do Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização, subordinado à Diretoria de Ensino e Instrução do CBMPA e contará com mil quatrocentos e sessenta (1460) horas aulas, trinta e quatro (34) disciplinas operacionais e estágio supervisionado.

Na ocasião, o corpo de alunos do CFP do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) 2023, foi apresentado ao Senhor Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, que disse:
“Os alunos serão capacitados e submetidos a um processo não só de formação, mas sobretudo de transformação, onde salvar vidas daqui pra frente será sua prioridade. Os senhores caracterizam a singularidade do Corpo de Bombeiros Militar, onde a partir de agora o lema “Vidas Alheias, Riquezas Salvar” fazem parte da vida de cada um de vocês. A nossa missão está bem definida em nosso planejamento estratégico Bombeiro Militar e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. A corporação que os senhores e senhoras integram neste momento, lhe exigirá esforço em muitas missões, (…), contudo, ao vestir este honroso fardamento, atender e acolher um irmão vítima de acidente, terão a certeza que abraçaram a missão certa, trabalhem com espírito de servo, batalhem pelo sentimento de dever cumprido e salvem vidas.”

O Comandante-Geral do CBMPA, Coronel QOBM Jayme de Aviz Benjó, destaca a importância do ingresso dos alunos na corporação:

“Estes novos soldados do fogo irão fortalecer as nossas unidades, os nossos quartéis e o nosso atendimento a população na região metropolitana de Belém, e nos 144 municípios onde o Corpo de Bombeiros atua.” e acrescenta: “É um momento singular para a corporação, um fortalecimento da área operacional, que é a razão de ser do Corpo de Bombeiros, fortalecendo o lema “Vidas alheias, riquezas salvar”. Que neste momento, surjam novos bombeiros militares, autônomos e autênticos, preparados para atuar com excelência dentre outras atividades, em salvamento aquático, noções básicas de gestão hospitalar e atendimento à vítimas de desastres.”

Um dos alunos da Aula Magna, Talles Miléo de 26 anos, conta um pouco sobre a emoção em iniciar o curso:

“É o primeiro passo de uma escalada muito grande, todos nós abdicamos de muitas coisas em nossas vidas, alguns já tinham projetos prontos e tiveram que mudar de rumo, mas todos estamos aqui prontos para nos entregar de corpo e alma a essa instituição Militar maravilhosa que é o Corpo de Bombeiro Militar do Pará. Sempre tive muito interesse em ajudar pessoas, hoje me encontro no lugar que percebo que é o destino para fazer a diferença na sociedade.”

A missão do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil é trabalhar em ação conjunta para que haja cada vez mais segurança à sociedade paraense.

A Aula Magna representa o começo de uma trajetória cheia de glórias e sucesso para aqueles que estão preparados para suportar o processo.

Corpo de Bombeiros Militar do Pará, vidas alheias, riquezas salvar.