CBMPA E CEDEC REALIZAM A FORMATURA DO CCCOV
Publicado: 30 de novembro de 2022 - Hora: 14:24

5. CBMPA E CEDEC REALIZAM A FORMATURA...
CBMPA E CEDEC REALIZAM A FORMATURA DO CCCOV

Na manhã desta quarta-feira (30/11), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) realizaram no auditório do Quartel do Comando Geral do CBMPA, a formatura de encerramento do Curso de Capacitação de Condutor e Operador de Viaturas (turma Bravo).

O curso teve como coordenador geral o TCel QOBM Michel Nunes, e coordenador executivo o 2° Ten QOBM Alencar, e visou a especialização dos militares com o intuito de atender a necessidade corrente no seio da tropa, de formação de novos condutores de viaturas operacionais, preconizando a atualização do conhecimento. Realizado do dia 17 de outubro até hoje, 30 de novembro, o curso contou com a carga horária total de 260 horas. Nos 45 dias de ensino, foram amestradas nove disciplinas, sendo elas:

– Operação com produtos perigosos.
– Legislação de trânsito aplicada.
– Condução e operação de viaturas (resgate) de pequeno porte.
– Condução e operação de viaturas de incêndio e salvamento de médio e grande porte.
– Mecânica de veículos automotores.
– Operações Bombeiro Militar.
– Direção veicular: Defensiva, ofensiva e evasiva.
– Estágio supervisionado.

A turma Bravo teve ao todo 37 concludentes de 21 UBMs, espalhadas pelas 15 regiões de integração do estado do Pará. Os três primeiros colocados da turma – Sd Samuel Moreira, Sd Wendell Luiz Lemos e Cb Júlio Cézar Cerqueira – foram agraciados com prêmios entregues pelos senhores Cel QOBM Eduardo Celso – Diretor de saúde do CBMPA, Cel QOBM Aristides Furtado – Diretor de Ensino e Instrução e Cel QOBM Rabelo – Diretor de pessoas.

“O desenvolvimento da atividade acadêmica, como aperfeiçoamento das instruções, muda a cada dia e nós temos que correr atrás desse aperfeiçoamento. A nossa instituição, com toda a certeza, está atrás disso, para levar ensinamento a todos.” disse o Cel Furtado. O concludente e orador de turma, Cb Roberto Barbosa, do 9° GBM (Altamira) acrescentou: “O curso tem uma grande importância para a instituição e sociedade e para nos capacitar a conduzir e operar os veículos da instituição. As aulas nos ensinaram desde os princípios básicos de mecânica, manutenção de primeiro escalão, até operar uma plataforma do Corpo de Bombeiros. Então, o curso é de suma importância, visto que levamos conhecimento para as unidades que ficam nos interiores do estado. Como as nossas viaturas ajudam a salvar vidas, nós aprendemos, também, a ter esse zelo e cuidado com elas.”

O CBMPA e CEDEC parabenizam os militares que formaram no curso e desejam sucesso em sua prática diária, e que seus conhecimentos sejam aplicados com excelência e sabedoria, afim de atender a sociedade da melhor forma.