CBMPA E CEDEC PROMOVEM APRESENTAÇÃO DE FERRAMENTA DIGITAL E PROPOSTA DE NOVOS UNIFORMES
Publicado: 2 de janeiro de 2024 - Hora: 14:33

5. CBMPA E CEDEC PROMOVEM APRESENTAÇÃO DE...

Ocorreu na quarta-feira, 20, no Quartel do Comando Geral (QCG) do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), o evento de apresentação das entregas anuais e de novas propostas de uniformes para o próximo ano. A ocasião previu apresentar aos bombeiros militares as propostas de inovações de uniformes e equipamentos de proteção individual além da nova ferramenta digital criada pela Diretoria de Telemática Estatística (DTE), para análise e gerenciamento de informações.

O evento presencial ocorreu no auditório do QCG, reuniu oficiais e praças convidados. Em modo on-line, participaram Comandantes Regionais, Comandantes e subcomandantes das UBMs do interior do estado. O evento contou organização geral foi do Comando Geral do CBMPA, e a coordenação executiva foi do Estado Maior Geral (EMG). Foram expostos uniformes, equipamentos de proteção individual e materiais operacionais.

A nova plataforma digital foi apresentada em palestra pelo Tenente Coronel QOBM Luiz Alfredo, diretor de Telemática e Estatística. A palestra contou com oficiais e praças das unidades administrativas e operacionais do CBMPA, com participações através de videoconferência com os representantes das unidades do interior do Estado. Na oportunidade, foram apresentadas as principais funcionalidades da ferramenta, bem como se iniciou um trabalho de conscientização da importância do Planejamento Estratégico para o aprimoramento e melhoria dos serviços prestados à sociedade.

A Ferramenta de Indicadores e Resultados Estratégicos (FIRE) é uma plataforma onde estão cadastrados os objetivos e iniciativas do Planejamento Estratégico do CBMPA (2021-2031) e possibilita a inclusão de ações e metas dedicadas ao cumprimento do planejamento. Assim, cada setor responsável deverá realizar a confecção de seu Plano Tático para consecução dos resultados necessários para o sucesso das diretrizes definidas pela plataforma. Com os Planos Táticos definidos, o trabalho dos setores da Corporação será acompanhar e registrar as metas, mês a mês, para coordenação e controle do desempenho da execução do planejamento. O Tenente Coronel Ricardo, comandante operacional, falou sobre a importância da ocasião:

“A gestão participativa é de extrema importância para sabermos quais as necessidades da tropa. Deixar o processo de aquisições restrito a um grupo minoritário, não é salutar. Então o novo modelo implementado está sendo colocado em prática para que, cada vez mais, consigamos adquirir equipamentos que atendam nossas necessidades com o melhor custo benefício. Por isso este evento é extremamente relevante para a participação de todos e construção da facilitação dos processos”.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil trabalham incansavelmente para aprimorar as condições operacionais da corporação e garantir melhorias no dia a dia do profissional bombeiro militar nas mais diversas ocorrências por todo o Pará.