CBMPA E CEDEC PARTICIPARAM DA SOLENIDADE ALUSIVA À CONCLUSÃO DO CURSO DE LIBRAS, “DIALOGANDO COM AS MÃOS”
Publicado: 16 de maio de 2023 - Hora: 20:31

5. CBMPA E CEDEC PARTICIPARAM DA SOLENIDADE...

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordendoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) participaram na tarde da última sexta-feira (12), no Auditório do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), da Solenidade Alusiva à Conclusão do Curso de Libras, “Dialogando com as mãos” que foi iniciado no dia 08 de maio.

Militares do CBMPA juntamente com demais agentes do Sistema Estadual de Segurança Pública participaram do curso de libras “Dialogando com as mãos” que tem como principal objetivo possibilitar aos servidores públicos conhecimentos básicos sobre a língua de sinais para facilitar o atendimento às comunidades de pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

O Sargento Ronney Barbosa da Academia Bombeiro Militar (ABM), fala sobre a importância do curso para o trabalho diário da Corporação de Bombeiros.

“Um curso excelente, para nós que estamos no atendimento às pessoas, e as pessoas surdas estão incluídas nisso. Então, cabe a nós, como Segurança Pública, como Governo, aprender a comunicação com pessoas nessas condições.”

No Brasil, a lei de número 10.436 de 24 de abril de 2002, reconhece a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como meio legal de comunicação e expressão, que visa promover a acessibilidade comunicacional a pessoas surdas, através de um sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

O Sargento Luiz do Carmo da Academia Bombeiro Militar (ABM), destaca a relevância do conhecimento de libras na função Bombeiro Militar.

“Esse curso vai nos ajudar muito a fazer o atendimento de pessoas surdas nas próximas ocorrências e assim superar as adversidades que poderiam surgir se não tivéssemos o conhecimento que adquirimos.”

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil reforçam a importância da inclusão e a oportunização de cursos que multipliquem ações inclusivas, principalmente aos profissionais que fazem parte do sistema de segurança pública.

CBMPA, desde 1882 salvando vidas.

Texto: Ascom do CBMPA.