CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DO SIMPÓSIO NACIONAL E CAMPEONATO BRASILEIRO DE SALVAMENTO AQUÁTICO
Publicado: 6 de dezembro de 2022 - Hora: 11:45

5. CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DO SIMPÓSIO...

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), participaram do dia 17 a 20 de novembro, do Simpósio Nacional e Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático, SOBRASA RESCUE, realizado no município de Torres, no Rio Grande do Sul.

No simpósio, foram discutidos assuntos voltados a prevenção de afogamentos em ambientes aquáticos, com atenção maior voltada ao cenário piscina e em estratégias de prevenção, técnicas de resgate e procedimentos de atendimento pré-hospitalar (APH).

Na oportunidade, a Tenente-Coronel QOSBM Daniele (Psicóloga), representando a Diretoria de Saúde do CBMPA, apresentou o resultado do trabalho desenvolvido em conjunto aos militares do 1° Grupamento Marítimo Fluvial (GMAF), onde se iniciou o tratado para a criação de um grupo de estudos juntamente do SOBRASA, sobre as situações traumáticas vivenciadas após afogamento com consequências emocionais para a vítima e para os profissionais que atuam em Operações Aquáticas. O grupo de trabalho contará com profissionais da área da psicologia, com o objetivo de criar material que será recomendando às instituições Bombeiro Militar.

No campeonato, a equipe do CBMPA alcançou resultados significante nas provas disputadas, terminando em 6° lugar entre as 10 equipes que participaram, com o grande destaque sendo o Sgt De Souza, que conquistou o 2° lugar na prova de nado individual, de 50m e 100m, carregando um manequim.

O conhecimento adquirido durante o evento pelos militares será posto em prática com excelência e contribuirá com a atuação de nossa instituição nessa importante missão de preservar vidas em ambientes aquáticos.