CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DE VISITA NA DIRETORIA DA LIGABOM
Publicado: 10 de março de 2023 - Hora: 17:28

5. CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DE VISITA...
CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DE VISITA NA DIRETORIA DA LIGABOM

Na tarde desta quarta-feira (08), ocorreu a visita do Chefe do Estado-Maior Geral e Subcomandante-Geral do CBMPA, Coronel Helton Charles Araújo Morais, representando o senhor Comandante-Geral do CBMPA, Jayme de Aviz Benjó, ao Diretor da Força Nacional de Segurança Pública, Coronel Fernando Alencar Medeiros, ex-comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, juntamente com presidente do CNCG/LIGABOM – Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, Coronel Alessandro Borges Ferreira – CBMMT. Na ocasião, houve uma visita de cortesia para apresentar os representantes dos Estados dos Conselheiros da LIGABOM, assim como foram discutidas as demandas, operações que necessitam do apoio do Governo Federal e aquelas que são providas pelo Governo Federal com insumos da Força Nacional, Guardiões do Bioma.

O Conselho Deliberativo participou também da recepção dos bombeiros militares que atuaram nos incêndios florestais do Chile e houve registro com os militares que foram fazer o combate a incêndio, sendo que o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) foram representados, na missão, pelo Tenenete-coronel QOBM Wagner Alipio Espirito Santo Da Silva, o 3° Sargento QBM Heryewerton Rego Paula e o 3° Sargento QBM Railson Gonçalves De Souza que não mediram esforços na hora de prestar assistência humanitária e por isso, foram recebidos com honras ao retornarem ao Brasil. A extrema onda de calor sofrida no Chile trouxe consigo um grande desastre à população chilena. Os militares paraenses, juntamente com o restante da equipe brasileira, chegaram nas regiões mais atingidas do Chile e trabalharam de forma intensa no combate às chamas com os equipamentos de última geração, aeronaves e drones levados do Brasil para esta operação. A guarnição ficou no país até o dia 26 de fevereiro.

Sobre a continuidade de suas ações em Brasília o senhor Chefe do EMG e subcomandante Geral do CBMPA afirmou:
“Estive em uma reunião com o Diretor do Fundo Nacional de Segurança Pública e abordei sobre as novas perspectivas de cooperação do fundo para acarrear recursos para a LIGABOM, aos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil, principalmente diante dos novos desafios advindos da nova gestão federal, que valoriza a questão da proteção ambiental. Referenciei a COP 30, em que o Pará e Belém irão sediar, na necessidade de investimentos dessa área e necessidade de ampliar horizontes de captação de recurso, tanto para a reequipagem, bem como para a capacitação dos bombeiros, não só do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, mas como do Brasil de modo geral.

Estive também em uma reunião que teve como foco a participação dos entes da LIGABOM nas ações de cooperação internacional e o fortalecimento através do intercâmbio e da voz da cooperação brasileira no exterior.”

Corpo de Bombeiros Militar do Pará, desde 1882 salvando vidas.

Texto: Ascom do CBMPA.