CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DE MISSÃO INSTITUCIONAL EM SÃO PAULO
Publicado: 3 de janeiro de 2024 - Hora: 17:01

5. CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DE MISSÃO...
CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DE MISSÃO INSTITUCIONAL EM SÃO PAULO

Entre os dias 11 e 15 de dezembro, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) esteve em São Paulo, por meio do comandante do Grupamento de Socorro e Emergência (GSE), Tenente-Coronel QOBM Elildo e o pelo 2º Tenente QOABM Rodrigo Goes, em uma missão significativa com o propósito de aprofundar o entendimento sobre o processo de regulação médica e a integração entre a segurança pública e a secretaria de saúde daquele estado.

Em busca de conhecimento e boas práticas, os militares exploraram a parte operacional no Centro de Operações Bombeiro Militar (COBOM), onde são registradas todas as ocorrências de São Paulo. Discutiram sobre a atuação do médico regulador nas ocorrências de natureza Bombeiro, as legislações utilizadas para a integração do serviço e a elaboração destas, considerando a realidade paraense.

Compreender o processo de regulação médica é um passo importante, pois permite que os bombeiros militares ajam de forma segura e eficiente, conhecendo todos os deveres e estendendo os limites de sua atividade no atendimento pré-hospitalar.

A integração efetiva entre a segurança pública e a secretaria de saúde é vital para uma resposta coordenada a eventos críticos, permitindo que as centrais médicas de diferentes instituições se comuniquem estrategicamente. Essa colaboração garante uma abordagem unificada para enfrentar desafios complexos, como desastres naturais, pandemias, gestão de múltiplas vítimas e crises de saúde mental.

Além disso, foi realizada uma visita à Escola Superior de Bombeiros em Franco da Rocha – SP, o que permitiu, além dos militares conhecerem a maior escola de formação de Bombeiros da América Latina, estabelecer parcerias sobre cursos e conhecer os materiais de ponta utilizados pelas equipes de Bombeiros do Estado de São Paulo.

A interação na escola e no COBOM proporcionou uma rica troca de experiências, permitindo que nossos militares absorvessem conhecimentos sobre o que há de mais atual em tecnologias e técnicas no serviço de bombeiro militar, proporcionando conhecimento para trazer ao Pará o que há de melhor no mercado.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil reforçam o nosso compromisso constante em fortalecer parcerias, adquirir conhecimentos e buscar padrões de excelência para oferecer um atendimento cada vez melhor à população paraense. Estamos sempre motivados e comprometidos com o constante crescimento e evolução do nosso trabalho.