CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO EM MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO NO RIO DE JANEIRO
Publicado: 25 de março de 2024 - Hora: 14:49

  1. Início
  2. »
  3. Notícias
  4. »
  5. CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO...
CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO EM MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO NO RIO DE JANEIRO

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) marcaram presença em uma importante capacitação sobre mapeamento de áreas de risco, realizada no município de Maricá, no Rio de Janeiro. O evento, promovido pelo Serviço Geológico do Brasil, reuniu equipes de diversas instituições de Proteção e Defesa Civil de todo o país, visando fortalecer o conhecimento e as habilidades necessárias para identificar e mapear áreas vulneráveis a desastres.

Este curso é de extrema relevância para a Corporação, pois proporcionará a formação necessária para iniciar o processo de capacitação das equipes de defesa civil municipal no mapeamento de perigos e riscos em suas respectivas regiões. A capacitação teve como base os principais conceitos e métodos aplicados pelo Serviço Geológico do Brasil – CPRM, durante os mapeamentos de áreas de risco geológico.

O objetivo principal dessa iniciativa é contribuir para o sucesso das ações de ordenamento territorial e prevenção de desastres, alinhadas com as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. O CBMPA e CEDEC estão empenhados em aprimorar seus conhecimentos e recursos para melhor servir à população, garantindo uma atuação cada vez mais eficaz na gestão de situações de emergência e na redução dos impactos causados por eventos adversos.

O fortalecimento da capacidade de mapeamento de áreas de risco é essencial para uma abordagem proativa na gestão de desastres, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente diante de situações de emergência. A Defesa Civil do Pará reafirma seu compromisso em trabalhar em prol da segurança e bem-estar da população, investindo em capacitação e aprimoramento constante de suas equipes.

Texto: Ascom da CEDEC.

Skip to content