CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DAS AÇÕES DA OPERAÇÃO “FESTAS SEGURAS” 2023
Publicado: 4 de janeiro de 2024 - Hora: 10:07

5. CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DAS AÇÕES...
CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DAS AÇÕES DA OPERAÇÃO “FESTAS SEGURAS” 2023

Com a chegada das festas de fim de ano, é comum o aumento significativo do fluxo de pessoas em estradas e praias. Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) se empenham em ações preventivas de resgate e salvamento, montando guarda nos locais com maior incidência de público. A Operação “Festas Seguras”, promovida pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), visa garantir a segurança da população nas festas de fim de ano com serviço de prevenção balneária, salvamento veicular e atendimento pré-hospitalar. A ação foi lançada no dia 01 de dezembro de 2023, e perdurará até o dia 08 de janeiro de 2024.

Ao todo, 639 militares foram empregados na operação, com 300 guarda-vidas, mais de 50 socorristas, 40 viaturas e, aproximadamente, 20 embarcações, deslocados para pontos estratégicos a fim de proporcionar maior tranquilidade a moradores e visitantes. As tropas estão atuando com eficiência e efetividade em Mocajuba, Salinópolis, Mosqueiro, Marapanim, Maracanã, Marajó, Portel e outras localidades. O Tenente Coronel QOBM Ricardo Anaissi, coordenador geral da operação, falou sobre a experiência:

“O CBMPA está com um grande efetivo empenhado na operação, com guarda-vidas nas praias e balneários, nas estradas com equipes de atendimento pré-hospitalar e salvamento veicular. Além de equipes da defesa civil alocadas para promover intervenções em casos de sinistros. Nossa estratégia de resposta rápida está contribuindo para que consigamos realizar o melhor atendimento diante das ocorrências. Esse ano, notamos um aumento significativo de acidentes nas estradas, nossas equipes estão atuando com eficiência. Pedimos que a população dirija com cuidado, se atente às leis de trânsito e respeite as recomendações de segurança. Nossa tropa está a postos para realizar todo e qualquer tipo de intervenção necessária”.

A tropa se empenha em cumprir sua missão: “Proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente, a fim de garantir a prestação de serviços Bombeiro Militar e de defesa civil à sociedade”.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil reforçam que trabalham para garantir a segurança da população paraense em qualquer circunstância.

Texto e imagens: Ascom CBMPA