CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DA 1ª EDIÇÃO DO CURSO DE CERIMONIAL E PROTOCOLO DO IESP
Publicado: 18 de abril de 2023 - Hora: 17:39

5. CBMPA E CEDEC PARTICIPAM DA 1ª...

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordendoria Estadual de Defesa Civil participaram na tarde desta segunda-feira (17), no Auditório do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) da Solenidade Alusiva à Conclusão do Curso “Cerimonial e Protocolo: uma padronização institucional necessária”, que foi idealizado pela necessidade de capacitar os servidores do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (SIEDS), quanto às peculiaridades das atribuições da equipe de Cerimonial e Protocolo, visando, com isso, futuras ações padronizadas de planejamento, organização e execução de eventos institucionais. Há ainda, duas edições do curso previstas, uma para Santarém e uma para Marabá.

A Diretora de Ensino e Instrução, Tenente Coronel QOBM Alessandra de Fátima Vasconcelos Pinheiro, fala da importância do curso para a padronização integrada de Cerimonial e Protocolo.

“É com grande satisfação que hoje nós encerramos, em parceria com o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), o curso de Cerimonial e Protocolo. Esse curso teve a participação de vários agentes do sistema de segurança pública, fomentando a integração. É um curso de extrema importância, para que tenhamos uma padronização nos eventos, no âmbito do sistema.”

Durante 06 dias, 24 alunos de diversas instituições de segurança pública, entre elas, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, obtiveram instruções ligadas à organização de Cerimonial e Protocolo, com base na legislação ligada ao tema.

O Diretor do IESP, CEL QOBM Antonio Bentes da Silva Filho, apresenta a relevância da existência de um curso como este para as instituições do sistema de segurança pública no Estado do Pará.

“O Curso de Cerimonial e Protocolo tem por objetivo trabalhar a padronização dos cerimoniais dentro do sistema de segurança pública e mais do que isso, dar celeridade e efetividade às nossas Cerimônias.”

O instrutor do curso, Coronel QOBM RR Carlos Alberto Moreira Reis, destaca.

“A ideia do curso é a questão da padronização. Então a importância de se padronizar todos os atos pertinentes ao cerimonial, quer seja civil ou militar, para que toda as instituições da segurança pública falem a mesma linguagem e consigam planejar, organizar, executar e avaliar os eventos de uma forma padronizada.”

O curso – que está em sua primeira edição – possui uma carga horária de 60 horas-aula e tratou de assuntos como Precedência Funcional, Disposição de Bandeiras, Planejamento e Organização de Eventos, Estruturação de Roteiro e Script, dentre outros temas pertinentes, com o objetivo de padronizar os procedimentos entre as Instituições participantes.

Uma das alunas destaque do curso, a 2° Tenente QOBM Ana Paula Britto Pereira, fala sobre a satisfação de participar deste momento de grande aprendizado.

“O curso trouxe para mim bastante conhecimento, específico na área de Cerimonial e Protocolo, especialmente em relação a padronização dos protocolos na segurança pública. Essa turma que acaba de formar é a primeira turma onde todas as instituições estavam participando ao mesmo tempo. Geralmente era feito um protocolo e cerimonial somente para o Corpo de Bombeiro, outro somente para a Polícia Militar, dessa vez estávamos todos juntos compartilhando experiências e tentando padronizar cerimonial e protocolo da segurança pública do estado do Pará.”

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil enaltecem a primeira edição do Curso Cerimonial e Protocolo como valorização e especialização do profissional de segurança pública que atua na área de Cerimonial, parabenizam o IESP pela iniciativa e desejam aos alunos que esta formação na área de Cerimonial e Protocolo, favoreçam a elevação de excelência na qualidade das Solenidades realizadas pelas Instituições.

CBMPA, desde 1882 salvando vidas.

Texto: ASCOM do CBMPA