CBMPA E CEDEC EM OPERAÇÃO SEMANA SANTA 2023
Publicado: 6 de abril de 2023 - Hora: 18:07

5. CBMPA E CEDEC EM OPERAÇÃO SEMANA...
CBMPA E CEDEC EM OPERAÇÃO SEMANA SANTA 2023

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) iniciaram, nesta quinta-feira (06), a “Operação Semana Santa 2023”. A finalidade das ações de prevenção e monitoramento é proporcionar segurança às pessoas durante o feriado prolongado, que são oportunidades nas quais as pessoas aproveitam para viajar e divertir-se com a família.

Portanto, é neste mesmo período que as ocorrências tendem a aumentar, nesta perspectiva, o CBMPA e CEDEC empregam na operação um efetivo de 256 bombeiros militares que terão como missão principal a prevenção de acidentes, tanto em balneários – com a presença dos guarda-vidas e socorristas – quanto nas rodovias – com a equipe de resgate e salvamento. Serão 30 Unidades Bombeiro Militar (UBM) envolvidas.

O Major QOBM Adolfo Luis Monteiro Lopes, comandante da operação, fala sobre as estratégias utilizadas:

“A Operação Semana Santa conta com algumas especificidades, sendo a principal delas, a proteção balneária por guarda-vidas, onde estaremos empenhados em 55 pontos de prevenção. Temos também a operação estrada com quatro pontos de prevenção que são: Santa Maria do Pará, São João de Pirabas (Vila de Santa Luzia), Parauapebas e Redenção.”

O CBMPA e CEDEC recomendam que as pessoas aproveitem o feriado com responsabilidade, evitem o consumo excessivo de bebidas alcóolicas e se beber não dirija. Não nadem em locais de correnteza forte, principalmente em áreas afastadas sem a presença de guarda-vidas. Fiquem atentos às placas de sinalização e em hipótese alguma deixem suas crianças sozinhas em ambiente aquático. Em caso de emergência ligue 193.