CBMPA E CEDEC: 15° GRUPAMENTO BOMBEIRO MILITAR DE ABAETETUBA CELEBRA PASSAGEM DE COMANDO
Publicado: 19 de abril de 2024 - Hora: 09:31

5. CBMPA E CEDEC: 15° GRUPAMENTO BOMBEIRO...

Na manhã da última segunda-feira, 08, ocorreu a passagem de comando do 15° Grupamento Bombeiro Militar (GBM) de Abaetetuba, que nomeou o Tenente Coronel QOBM Tarsis Esaú Gomes Almeida, como novo comandante do quartel. A solenidade contou com a presença do subcomandante geral e chefe do Estado Maior Geral, Coronel QOBM Helton Charles Arapujo Morais, da prefeita de Abaetetuba, Francineti Maria Rodrigues e de bombeiros militares representantes de outros GBM’s.

O novo comandante exercia entes a função de assessor técnico na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) e foi promovido ao posto atual em setembro de 2023. Natural de Marabá, o Ten. Coronel Esaú é formado em engenharia ambiental pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), e ingresso na corporação desde 2006. Ao longo de sua carreira, foi nomeado bacharel em gestão de riscos coletivos e pós-graduado em perícia criminal. Em 2014 concluiu o Curso de Paerfeiçoamento de Oficiais e especializou-se em segurança pública e defesa social. Em 2019 tornou-se mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal do Pará (UFPA). O novo comandante também trabalhou no 1° GBM de Belém, no 12° GBM de Santa Isabel do Pará, no 29° GBM de Moju, além de ter passado pela Defesa Civil, Comando Geral, Comando Operacional e Secretaria de Segurança Pública do Pará e Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Na ocasião, ele falou sobre a nomeação:

“A ideia é ampliar a parceria com a prefeitura e com a comunidade civil, já tão bem estabelecida pelo antigo comandante do quartel. Nosso desafio é manter um serviço de excelência para a comunidade de Abaetetuba e Igarapé-Miri. Nosso trabalho e aprimorar habilidades e otimizar o tempo, estamos prontos para servir”.

O subcomante geral, Helton Charles, também falou sobre a importância da ocasião:

“É uma satisfação retornar a esse importante município do nosso estado e poder acompanhar a transmissão de comando. O Tenente Coronel Cezar prestou um excelente trabalho aqui em Abaetetuba e nós escolhemos um substituto à altura, um jovem e capacitado oficial. Esse é o primeiro comando dele e eu tenho certeza absoluta que ele será parceiro da sua tropa e exercerá um grande trabalho para a comunidade”.

O antecessor do atual comando, Tenente Coronel QOBM Cezar Alberto, exerceu seu trabalho de maneira exemplar durante seu período como comandante do 15° GBM. A transmissão de cargo é um procedimento trivial e possibilita a chegada de novos militares a cargos de liderança. O GBM de Abaetetuba também atende ao município de Igarapé- Miri e conta com um efetivo de 53 militares. Além de ser polo de formação de praças, o quartel também exerce função social no município com o projeto “Bombeiros na Comunidade”.

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil parabenizam o novo comandante e se orgulham do excelente trabalho prestado na gestão anterior.

Texto e imagens: Ascom CBMPA.