CBMPA E CEDEC: 14° GRUPAMENTO BOMBEIRO MILITAR DE TAILÂNDIA CELEBRA PASSAGEM DE COMANDO
Publicado: 18 de abril de 2024 - Hora: 17:06

5. CBMPA E CEDEC: 14° GRUPAMENTO BOMBEIRO...

Na tarde da última terça-feira, 16, ocorreu a passagem de comando do 14° Grupamento Bombeiro Militar (GBM) de Tailândia, que nomeou o Major QOBM Jairo Valente Pereira, como novo comandante do quartel. A solenidade contou com a presença do subcomandante geral e chefe do Estado Maior Geral, Coronel QOBM Helton Charles Araújo Morais e demais autoridades do poder executivo, legislativo e judiciário, bem como membros da sociedade civil.

O novo comandante exercia antes a função de Subcomandante e Chefe do serviço de segurança contra incêndio e emergências do 14° GBM e foi promovido ao posto atual em 25 de setembro de 2022. Natural de Abaetetuba, o Major QOBM Jairo, que é formado em Licenciatura Plena em Ciências Naturais Pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Engenharia Civil pela UNOPAR, incorporou às fileiras da Corporação em 2004 como soldado. Em 2011, foi declarado Aspirante à Oficial do Quadro de Combatente, após concluir com êxito o Curso de Formação de Oficiais, com Bacharelado em Segurança Contra Incêndio e Emergências. Concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2021, especializando-se em Gestão de Unidades Bombeiro Militar, com ênfase em Defesa Civil.

Na oportunidade, houve a inauguração do retrato do Tenente Coronel QOBM Luiz Roan Rodrigues Monteiro, na galeria dos ex-comandantes do 14º GBM. Este ato foi instituído com a finalidade de preservar parte da história e das tradições militares, bem como homenagear a figura daqueles que deram tudo de si, para bem cumprir a missão de comandar.

Em seu discurso, o TCel Roan fala com emoção sobre a trajetória de 11 meses à frente do grupamento:

“Agradeço ao Efetivo do 14° GBM pelos ótimos serviços prestados à população, que durante o cumprimento da missão horaram aquela estrofe do Hino do soldado do fogo que diz que “nenhum passo daremos atrás”. A vocês, subtenentes, sargentos, cabos e soldados, todo o meu respeito e admiração pelos momentos de bravura. Por fim, agradeço também aos Voluntários Civis pela excelente contribuição nos serviços. Despeço-me desejando um excelente comando ao Major Jairo e que a tropa do 14° GBM continue sendo motivo de orgulho para os seus comandantes e servindo com excelência à sociedade.”

Na ocasião, o novo comandante do GBM, Maj Jairo falou sobre a nomeação:

“Agradeço a confiança depositada neste oficial para comandar o 14° Grupamento Bombeiro Militar. E Comprometo-me a honrar e fortalecer essa herança coletiva deixada pelos Comandantes que me antecederam, e fazer uma gestão focada na manutenção dos nossos valores institucionais, na efetividade em nossa atividade fim e melhoria constate em nosso clima organizacional, em que este comando ficará ‘ombro a ombro’ com seu efetivo. Agradeço ao TCel Roan por seu legado e tenha a certeza que o Senhor honrou os 39 Militares deste Grupamento, que aqui labutam e por aqui passaram durante seu comando.”

O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil parabenizam o novo comandante e se orgulham do excelente trabalho prestado na gestão anterior.

Texto: Ascom CBMPA.