CBMPA conclui Estágio em Atendimento Pré-Hospitalar (APH) para militares da Corporação
Publicado: 6 de novembro de 2020 - Hora: 13:04

5. CBMPA conclui Estágio em Atendimento Pré-Hospitalar...

Na última semana de outubro, continuando o planejamento da Diretoria de Ensino e Instrução (DEI) o Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil concluiu o Estágio em Atendimento Pré-Hospitalar (APH), que teve como objetivo qualificar militares para ocorrências cotidianas de atendimentos realizados nas Unidades de Resgate do CBMPA, além de aprimorar o tempo-resposta nesses atendimentos. O estágio teve carga horária de 40 horas/aula distribuídas em disciplinas ministradas de formas teórica e prática. O estágio foi realizado nas dependências do Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (CFAE), em Ananindeua, e no 5º Grupamento Bombeiro Militar, em Marabá.

No pólo CFAE, 19 alunos se formaram, todos militares pertencentes a quartéis da Região Metropolitana de Belém. Destaques para o Sgt Manoel e o Soldado Sávio, ambos do QCG, e para o Cabo Saniery, do GMAF, que obtiveram bastante êxito em suas missões. O estágio teve como instrutores o Sgt Odacir e os Cabos Botelho, Lucena e Sinfrônio, que finalizaram a ministração simulando diversos tipos de atendimentos com vítimas, onde os alunos colocaram em prática o aprendizado da semana.

Em Marabá, 11 alunos se formaram, todos militares pertencentes aos quartéis de Marabá, Canaã dos Carajás, Redenção e Parauapebas e tiveram como instrutores o Cabo Marcelo, pertencente ao 1º Grupamento Marítimo Fluvial, e o Cabo F. Vander, do 23º GBM/Parauapebas. Os alunos também puderam contar com uma palestra ministrada pela Coordenadora-Geral do SAMU da Região do Carajás, a Enfermeira Valternice dos Santos, que os instruiu sobre emergências em obstetrícia. Destaques para o Sgt Willamy e o Cabo Wallace, ambos do 5º GBM, e para o Cabo Isaque, do 10º GBM/Redenção.