CBMPA COMEMORA DIA NACIONAL DA DEFESA CIVIL
Publicado: 1 de fevereiro de 2023 - Hora: 17:47

5. CBMPA COMEMORA DIA NACIONAL DA DEFESA...
CBMPA COMEMORA DIA NACIONAL DA DEFESA CIVIL

Em fevereiro de 1974, ocorreu em São Paulo, um dos maiores incêndios do país, o incêndio no edifício Joelma. Na ocasião, houveram centenas de feridos e 187 mortos. A capital paulista não contava com um organismo de Defesa Civil, o que poderia ter evitado ou minimizado a grande tragédia.

Atrás somente do colapso das Torres Gêmeas do World Trade Center em 2001, a tragédia do edifício Joelma é o segundo pior incêndio em arranha-céu por número de vítimas fatais.

No dia 01 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional da Defesa Civil, profissionais esses que trabalham em conjunto com ações preventivas, de socorro, assistenciais, reabilitadoras e reconstrutivas, destinadas a evitar desastres ou minimizar seus impactos para a população e a restabelecer a normalidade social.

Com o objetivo de reduzir os riscos e os danos sofridos pela população em caso de desastres, a Defesa Civil atua antes, durante e depois de desastres por meio de ações distintas e inter-relacionadas: Prevenção; Mitigação; Resposta; Recuperação. A Defesa Civil atua em ações destinadas a reduzir a ocorrência e a intensidade de desastres por meio de mapeamento de áreas de risco, construção de obras de contenção e correção;
e capacitação da sociedade. A preparação busca desenvolver capacidades necessárias onde inclui, por exemplo, atividades de planejamento de contingências; desenvolvimento de rotinas para a comunicação de riscos; capacitações, treinamentos; e exercícios simulados de campo.

Ações de prevenção, destinadas a reduzir a ocorrência e a intensidade de desastres por meio de Mapeamento de áreas de riscos, construção de obras de contenção e correção e capacitação da sociedade.

Ações de mitigação onde buscam diminuir ou limitar os impactos dos desastres para a população, emissão de alertas e avisos, monitoramento de eventos naturais e evacuação de áreas de risco.

Ações de resposta, são ações imediatas de resposta ao desastre para socorrer a população atingida, busca e salvamento, primeiros socorros, assistência à população, fornecimento de materiais de primeira necessidade e restabelecimento dos serviços essenciais.

Ações de recuperação, são ações de caráter definitivo destinadas a restabelecer o cenário destruído pelo desastre e têm por finalidade restabelecer a normalidade social por meio da reconstrução ou recuperação de obras de infraestrutura danificadas ou destruídas, com foco primordial na redução de riscos.

Nem sempre é possível evitar um desastre, mas podemos evitar a perda de vidas e diminuir os prejuízos econômicos e sociais

Parabenizamos a Defesa Civil pelo excelente trabalho que vem sendo feito, desenvolvendo consciência nacional acerca dos riscos de desastre, promovendo a realocação da população em situação vulnerável e dentre outras atividades, produzindo alertas antecipados sobre a possibilidade de ocorrência de desastres naturais.