CBMPA APRESENTA BALANÇO DA “OPERAÇÃO CARNAVAL” 2020
Publicado: 3 de março de 2020 - Hora: 20:13

5. CBMPA APRESENTA BALANÇO DA “OPERAÇÃO CARNAVAL”...
CBMPA APRESENTA BALANÇO DA “OPERAÇÃO CARNAVAL” 2020

Nesta terça-feira (03), na Secretaria de Segurança Publica e Defesa Social (SEGUP), o Corpo de Bombeiros Militar do Pará participou da coletiva de imprensa que apresentou as ações preventivas realizadas durante a “Operação Carnaval por Todo o Pará 2020″.

Com mais de 2.200 agentes, 109 viaturas, 20 embarcações e 3 aeronaves da segurança pública, a operação “Carnaval Seguro Por Todo o Pará” refletiu na redução de crimes em todo o Estado com integração entre os órgãos da Segurança Pública. A operação teve início na sexta-feira (21) de fevereiro e finalizou nesta segunda-feira, 02 de março. O objetivo foi garantir aos turistas e foliões que se deslocam para os municípios e balneários do interior do Estado, uma diversão mais segura e tranquila.

De acordo com o relatório final do Comando Operacional do CBMPA, foi registrado o total de 120 ocorrências nos balneários, sendo a maior entre elas acidentes com animais marinhos (37). Não houve óbitos.

O CBMPA contou com o efetivo de 466 militares atuando nos principais balneários e praias paraenses. As 10 localidades que mais registraram ocorrências foram Salinópolis (33), Algodoal (15), Aldeia (12), Mosqueiro (9), Outeiro (6), Beja (6), Balneário do Levy, Moju (5), Balneário de Caraparu, Stª Izabel (4), Soure, Barra Velha (4) e Crispim (3). Além dos balneários, o Corpo de Bombeiros atuou nas estradas, realizando a prevenção e seguranças da população. Do total de 36 ocorrências, 33 pessoas foram atendidas pelas viaturas de resgate, busca e salvamento.

Balneários: foram registradas 3.707 (Três mil setecentos e sete) advertências e orientações diversas durante a prevenção nos Balneários. O Total estimado do público foi de 173.405 (Cento e setenta e três mil e quatrocentos e cinco);

Estrada: foram registradas 36 (Trinta e seis) ocorrências, socorrendo 33 (Trinta e três) vítimas, durante o atendimento das Unidades de Resgate – UR’S e ABS na Operação Estrada. Nos atendimentos realizados não houve vítima que evoluiu a óbito.

Carnaval de rua: foram registradas 167 (Cento e sessenta e sete) ocorrências na Operação Carnaval de Rua. O Total estimado do público foi de 951.000 (Novecentos e cinquenta e um mil).

O coronel Hayman Souza, Comandante Geral do CBMPA, esteve presente na coletiva, e na ocasião, reforçou o empenho do efetivo presente na operação. “O Corpo de Bombeiros atuou em conjunto com todos os órgãos do sistema. Trabalhamos na fiscalização de estabelecimentos junto a Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, na questão da poluição sonora que é um crime ocorre bastante nessa época. Nos balneários, nós tivemos um incremento muito grande na fiscalização, e com isso, impedimos afogamentos fatais, salvando vidas.”